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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53834

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Title: Educação, feminismos e mulheres : um estudo de caso do Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE
Authors: SANTOS, Cinthia Genelice dos
Keywords: Educação; Feminismo; Mulheres; Ensino superior; Gênero – educação
Issue Date: 29-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Cinthia Genelice dos. Educação, feminismos e mulheres: um estudo de caso do Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A educação como prática social humana, tem-se constituído como estímulo ao ser humano, nos tornando críticas/os, conhecedores de conhecimentos e saberes que vão desde disciplinas a temas sociais. Mesmo tendo esse enfoque em formação humana, porém, tendo em vista que a educação/escolarização de mulheres se deu tardiamente, nos conduzimos com a seguinte questão: Que trajetórias educacionais as ativistas de movimentos feministas construíram durante sua formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista? Nossa pesquisa tem como objetivo geral: estudar as trajetórias educacionais de ativistas de movimento feminista construídas durante a formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista. Para responder os seguintes objetivos específicos: (i). caracterizar as trajetórias educacionais do ensino superior das ativistas do movimento feminista; (ii) identificar os aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. A nossa pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, realizando o estudo exploratório e explicativo, empregando o método do caso alargado para investigação, com instrumento para coleta de dados realizamos entrevistas semi-estruturadas e para análise e sistematização utilizamos a análise de conteúdo. O estudo foi realizado com um coletivo feminista em Belo Jardim/PE, com as ativistas que fazem parte da comissão organizadora do coletivo, podemos caracterizar diferentes trajetórias educacionais entre elas e assim como identificamos os aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. Por fim, compreendemos a importância do ensino superior para as mulheres, e a formação humana baseada na educação não sexista como aporte para eliminar a opressão sexista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53834
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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