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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53834
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Cinthia Genelice dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T19:37:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T19:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cinthia Genelice dos. Educação, feminismos e mulheres: um estudo de caso do Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53834 | - |
dc.description.abstract | A educação como prática social humana, tem-se constituído como estímulo ao ser humano, nos tornando críticas/os, conhecedores de conhecimentos e saberes que vão desde disciplinas a temas sociais. Mesmo tendo esse enfoque em formação humana, porém, tendo em vista que a educação/escolarização de mulheres se deu tardiamente, nos conduzimos com a seguinte questão: Que trajetórias educacionais as ativistas de movimentos feministas construíram durante sua formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista? Nossa pesquisa tem como objetivo geral: estudar as trajetórias educacionais de ativistas de movimento feminista construídas durante a formação no ensino superior na perspectiva da educação não sexista. Para responder os seguintes objetivos específicos: (i). caracterizar as trajetórias educacionais do ensino superior das ativistas do movimento feminista; (ii) identificar os aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. A nossa pesquisa tem uma abordagem metodológica qualitativa, realizando o estudo exploratório e explicativo, empregando o método do caso alargado para investigação, com instrumento para coleta de dados realizamos entrevistas semi-estruturadas e para análise e sistematização utilizamos a análise de conteúdo. O estudo foi realizado com um coletivo feminista em Belo Jardim/PE, com as ativistas que fazem parte da comissão organizadora do coletivo, podemos caracterizar diferentes trajetórias educacionais entre elas e assim como identificamos os aspectos políticos e pedagógicos para uma educação não sexista. Por fim, compreendemos a importância do ensino superior para as mulheres, e a formação humana baseada na educação não sexista como aporte para eliminar a opressão sexista. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Gênero – educação | pt_BR |
dc.title | Educação, feminismos e mulheres : um estudo de caso do Coletivo Desabrochar de Belo Jardim/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8041890313737129 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8659756009849404 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education as a human social practice has been constituted by a stimulus to the human being, making us critics and connoisseurs of knowledge and techniques ranging from subject areas to social issues. Even though the focus is on human formation, it was also considered that the education/schooling of women took place late. We led ourselves to the following question: What educational trajectories did the feminist movement activists build during their training in higher education from the perspective of non-sexist education? The general purpose of our research was to study the educational trajectories of feminist movement activists built during higher education training from the point of view of non-sexist education. To answer the following specific objectives (i) characterize the educational trajectories of higher education of feminist movement activists; (ii) identify the political and pedagogical aspects of a non-sexist education. Our research has a qualitative methodological approach, carrying out an exploratory and explanatory study, using the extended case method for investigation with an instrument for data collection that carries out semi-structured interviews for analysis and systematization through content analysis. The study was carried out together with a feminist collective in Belo Jardim/PE with the activists that are part of the organizing committee of the collective, who we can characterize with different educational trajectories between them and, as well as identify the political and pedagogical aspects for a non-sexist education. Finally, we understand the importance of higher education for women and human training based on non-sexist education as a contribution to eliminating sexist oppression. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Cinthia Genelice dos Santos.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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