Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715

Compartilhe esta página

Título: O uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramento
Autor(es): SANTOS, Eduarda Gomes dos
Palavras-chave: Mangá; Pedagogia de Multiletramentos; Proposta didática
Data do documento: 6-Out-2023
Citação: SANTOS, Eduarda Gomes. O uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho busca analisar como o gênero textual mangá pode contribuir para o letramento através do eixo da leitura no ensino básico. Para isso, primeiramente, discorre sobre como a adoção da concepção de linguagem como forma de interação pode desencadear uma prática contextualizada e produtiva de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, voltada à compreensão de características de gêneros discursivos. Após isso, são apontados alguns dos recursos utilizados na produção de sentido do mangá, que englobam a multissemiose e a multiculturalidade por meio do qual as narrativas são construídas, e que podem ser assimilados por meio da leitura desse gênero textual. Por fim, versa sobre a importância de desenvolver práticas de multiletramento no âmbito escolar para que os educandos possam se inserir integralmente às atividades comunicativas do cotidiano. Tal levantamento teve o intuito de demonstrar que as características do gênero textual mangá possibilitam a imersão em práticas de multiletramento devido à sua dimensão multimodal e multicultural. A constatação de sua aplicabilidade no ensino da Língua Portuguesa resulta na elaboração de uma proposta didática a partir da análise do mangá “Hiroshima: a cidade da calmaria” (Yunagi no Machi Sakura no Kuni), da autora Fumiyo Kouno (2010), pautada na pedagogia de multiletramentos desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduarda Gomes dos Santos.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons