Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Eduarda Gomes dos-
dc.date.accessioned2023-11-23T16:06:48Z-
dc.date.available2023-11-23T16:06:48Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduarda Gomes. O uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715-
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar como o gênero textual mangá pode contribuir para o letramento através do eixo da leitura no ensino básico. Para isso, primeiramente, discorre sobre como a adoção da concepção de linguagem como forma de interação pode desencadear uma prática contextualizada e produtiva de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, voltada à compreensão de características de gêneros discursivos. Após isso, são apontados alguns dos recursos utilizados na produção de sentido do mangá, que englobam a multissemiose e a multiculturalidade por meio do qual as narrativas são construídas, e que podem ser assimilados por meio da leitura desse gênero textual. Por fim, versa sobre a importância de desenvolver práticas de multiletramento no âmbito escolar para que os educandos possam se inserir integralmente às atividades comunicativas do cotidiano. Tal levantamento teve o intuito de demonstrar que as características do gênero textual mangá possibilitam a imersão em práticas de multiletramento devido à sua dimensão multimodal e multicultural. A constatação de sua aplicabilidade no ensino da Língua Portuguesa resulta na elaboração de uma proposta didática a partir da análise do mangá “Hiroshima: a cidade da calmaria” (Yunagi no Machi Sakura no Kuni), da autora Fumiyo Kouno (2010), pautada na pedagogia de multiletramentos desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectPedagogia de Multiletramentospt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleO uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4818736235153080pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis present work seeks to analyze how the manga textual genre can contribute to literacy through the reading axis in basic education. To do so, firstly, we discuss how adopting the concept of language as a form of interaction can trigger a contextualized and productive teaching-learning practice of the Portuguese language, focused on understanding the characteristics of discursive genres. After that, some of the resources used in the production of meaning in manga are pointed out, which encompass multisemiotics and multiculturalism through which narratives are constructed and can be assimilated through the reading of this textual genre. Finally, we discuss the importance of developing multiliteracy practices in the school environment so that students can fully engage in everyday communicative activities. This survey aimed to demonstrate that the characteristics of the manga textual genre enable immersion in multiliteracy practices due to its multimodal and multicultural dimension. The recognition of its applicability in the teaching of the Portuguese language leads to the development of a didactic proposal based on the analysis of the manga "Town of Evening Calm, Country of Cherry Blossoms" (Yunagi no Machi Sakura no Kuni), by author Fumiyo Kouno (2010), based on the multiliteracies pedagogy developed by the New London Group.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eduarda Gomes dos Santos.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons