Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Andréa Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Eduarda Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T16:06:48Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T16:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eduarda Gomes. O uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53715 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar como o gênero textual mangá pode contribuir para o letramento através do eixo da leitura no ensino básico. Para isso, primeiramente, discorre sobre como a adoção da concepção de linguagem como forma de interação pode desencadear uma prática contextualizada e produtiva de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, voltada à compreensão de características de gêneros discursivos. Após isso, são apontados alguns dos recursos utilizados na produção de sentido do mangá, que englobam a multissemiose e a multiculturalidade por meio do qual as narrativas são construídas, e que podem ser assimilados por meio da leitura desse gênero textual. Por fim, versa sobre a importância de desenvolver práticas de multiletramento no âmbito escolar para que os educandos possam se inserir integralmente às atividades comunicativas do cotidiano. Tal levantamento teve o intuito de demonstrar que as características do gênero textual mangá possibilitam a imersão em práticas de multiletramento devido à sua dimensão multimodal e multicultural. A constatação de sua aplicabilidade no ensino da Língua Portuguesa resulta na elaboração de uma proposta didática a partir da análise do mangá “Hiroshima: a cidade da calmaria” (Yunagi no Machi Sakura no Kuni), da autora Fumiyo Kouno (2010), pautada na pedagogia de multiletramentos desenvolvida pelo Grupo de Nova Londres. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.title | O uso do mangá como ferramenta didática para desenvolver práticas de multiletramento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4818736235153080 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present work seeks to analyze how the manga textual genre can contribute to literacy through the reading axis in basic education. To do so, firstly, we discuss how adopting the concept of language as a form of interaction can trigger a contextualized and productive teaching-learning practice of the Portuguese language, focused on understanding the characteristics of discursive genres. After that, some of the resources used in the production of meaning in manga are pointed out, which encompass multisemiotics and multiculturalism through which narratives are constructed and can be assimilated through the reading of this textual genre. Finally, we discuss the importance of developing multiliteracy practices in the school environment so that students can fully engage in everyday communicative activities. This survey aimed to demonstrate that the characteristics of the manga textual genre enable immersion in multiliteracy practices due to its multimodal and multicultural dimension. The recognition of its applicability in the teaching of the Portuguese language leads to the development of a didactic proposal based on the analysis of the manga "Town of Evening Calm, Country of Cherry Blossoms" (Yunagi no Machi Sakura no Kuni), by author Fumiyo Kouno (2010), based on the multiliteracies pedagogy developed by the New London Group. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eduarda Gomes dos Santos.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons