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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714
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Título: | Modelagem e análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando o AEMC |
Autor(es): | OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa |
Palavras-chave: | análise mecanicista; AEMC; MeDiNa; subleito; pavimento asfáltico; módulo de resiliência |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa. Análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando AEMC. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A mecânica dos pavimentos tem sido o foco de muitas pesquisas e estudos nos últimos anos no Brasil, um contexto motivado por uma quebra de paradigmas no que se refere ao modelo de dimensionamento de pavimentos e análise mecanicista destes. Dessa maneira, o presente trabalho utilizou a estrutura obtida por Biedacha (2020) e realizou, entre outros, a modelagem e análise mecânica da estrutura citada a partir alteração da rigidez dos subleitos, sendo considerados três tipos de solos e, assim, obtendo um trio de estruturas diferentes. Foi possível verificar e comprovar a utilidade e aplicabilidade do novo método de dimensionamento (MeDiNa) e de seus softwares integrantes. Um destes softwares é o Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) que se baseia em elementos finitos e calcula, precisamente, tensões, deformações e deslocamentos em diversos pontos escolhidos na estrutura. Por meio da análise mecânica da estrutura foi observado que o aumento da rigidez do subleito causa o prolongamento da vida útil do pavimento somente para o critério de fadiga da mistura asfáltica. As demais camadas intermediárias foram mais solicitadas e, com isso, a deformação permanente poderá ocorrer mais rapidamente nessas camadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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