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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FREIRE, Reuber Arrais | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T16:04:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T16:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-08 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luís Gustavo Costa. Análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando AEMC. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53714 | - |
dc.description.abstract | A mecânica dos pavimentos tem sido o foco de muitas pesquisas e estudos nos últimos anos no Brasil, um contexto motivado por uma quebra de paradigmas no que se refere ao modelo de dimensionamento de pavimentos e análise mecanicista destes. Dessa maneira, o presente trabalho utilizou a estrutura obtida por Biedacha (2020) e realizou, entre outros, a modelagem e análise mecânica da estrutura citada a partir alteração da rigidez dos subleitos, sendo considerados três tipos de solos e, assim, obtendo um trio de estruturas diferentes. Foi possível verificar e comprovar a utilidade e aplicabilidade do novo método de dimensionamento (MeDiNa) e de seus softwares integrantes. Um destes softwares é o Análise Elástica de Múltiplas Camadas (AEMC) que se baseia em elementos finitos e calcula, precisamente, tensões, deformações e deslocamentos em diversos pontos escolhidos na estrutura. Por meio da análise mecânica da estrutura foi observado que o aumento da rigidez do subleito causa o prolongamento da vida útil do pavimento somente para o critério de fadiga da mistura asfáltica. As demais camadas intermediárias foram mais solicitadas e, com isso, a deformação permanente poderá ocorrer mais rapidamente nessas camadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | análise mecanicista | pt_BR |
dc.subject | AEMC | pt_BR |
dc.subject | MeDiNa | pt_BR |
dc.subject | subleito | pt_BR |
dc.subject | pavimento asfáltico | pt_BR |
dc.subject | módulo de resiliência | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análise mecânica de rodovias com diferentes subleitos utilizando o AEMC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2916580036912769 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Pavement mechanics has been the focus of much research and studies in recent years in Brazil, a context motivated by a break in paradigms regarding the pavement design model and their mechanistic analysis. In this way, the present work used the structure obtained by Biedacha (2020) and carried out, among others, the modeling and mechanical analysis of the mentioned structure based on changes in the stiffness of the subgrades, considering three types of soil and, thus, obtaining a trio of different structures. It was possible to verify and prove the usefulness and applicability of the new sizing method (MeDiNa) and its component software. One of these software is Elastic Analysis of Multiple Layers (AEMC) which is based on finite elements and precisely calculates stresses, deformations and displacements at several chosen points in the structure. Through the mechanical analysis of the structure, it was observed that the increase in the stiffness of the subgrade causes the extension of the useful life of the pavement only for the fatigue criterion of the asphalt mixture. The other intermediate layers were more stressed and, as a result, permanent deformation could occur more quickly in these layers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-5379-5391 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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