Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556
Compartilhe esta página
Título: | Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula |
Autor(es): | MENDES, Fabiana Vasconcelos |
Palavras-chave: | Autobiografia; Escrita de si; Oficina de escrita; Negritude |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | MENDES, Fabiana. Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Escrever sobre si é propagar no mundo seu lugar de fala e se conectar com a ancestralidade. Este trabalho tem como objetivo analisar literariamente a obra Na minha pele, de Lázaro Ramos, com base, principalmente, em Lejeune (2008) e Arfuch (2010), focando na estrutura formal da autobiografia enquanto gênero literário, e nos temas que cercam a obra: racismo, consciência racial, autoestima e resgate da cultura negra brasileira. Após a análise, nos propomos a pensar caminhos para a inserção da leitura e da escrita autobiográfica em sala de aula, através de uma oficina de leitura e escrita baseada em Cosson (2006) e Brasileiro (2017), com o objetivo de facilitar o acesso ao letramento literário para estudantes, principalmente negros, contribuindo também com a prática docente. Concluímos, por fim, que à medida que o estudante é estimulado a se tornar autor da própria vida, ele se tornará consciente da rede ancestral que o precede e construirá seu lugar de fala outrora pouco acessado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fabiana Vasconcelos Mendes.pdf | 285,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons