Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556

Comparte esta pagina

Título : Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula
Autor : MENDES, Fabiana Vasconcelos
Palabras clave : Autobiografia; Escrita de si; Oficina de escrita; Negritude
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : MENDES, Fabiana. Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Escrever sobre si é propagar no mundo seu lugar de fala e se conectar com a ancestralidade. Este trabalho tem como objetivo analisar literariamente a obra Na minha pele, de Lázaro Ramos, com base, principalmente, em Lejeune (2008) e Arfuch (2010), focando na estrutura formal da autobiografia enquanto gênero literário, e nos temas que cercam a obra: racismo, consciência racial, autoestima e resgate da cultura negra brasileira. Após a análise, nos propomos a pensar caminhos para a inserção da leitura e da escrita autobiográfica em sala de aula, através de uma oficina de leitura e escrita baseada em Cosson (2006) e Brasileiro (2017), com o objetivo de facilitar o acesso ao letramento literário para estudantes, principalmente negros, contribuindo também com a prática docente. Concluímos, por fim, que à medida que o estudante é estimulado a se tornar autor da própria vida, ele se tornará consciente da rede ancestral que o precede e construirá seu lugar de fala outrora pouco acessado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fabiana Vasconcelos Mendes.pdf285,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons