Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | MENDES, Fabiana Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:16:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-05 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Fabiana. Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53556 | - |
dc.description.abstract | Escrever sobre si é propagar no mundo seu lugar de fala e se conectar com a ancestralidade. Este trabalho tem como objetivo analisar literariamente a obra Na minha pele, de Lázaro Ramos, com base, principalmente, em Lejeune (2008) e Arfuch (2010), focando na estrutura formal da autobiografia enquanto gênero literário, e nos temas que cercam a obra: racismo, consciência racial, autoestima e resgate da cultura negra brasileira. Após a análise, nos propomos a pensar caminhos para a inserção da leitura e da escrita autobiográfica em sala de aula, através de uma oficina de leitura e escrita baseada em Cosson (2006) e Brasileiro (2017), com o objetivo de facilitar o acesso ao letramento literário para estudantes, principalmente negros, contribuindo também com a prática docente. Concluímos, por fim, que à medida que o estudante é estimulado a se tornar autor da própria vida, ele se tornará consciente da rede ancestral que o precede e construirá seu lugar de fala outrora pouco acessado. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Escrita de si | pt_BR |
dc.subject | Oficina de escrita | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.title | Como falar de si e dos seus: a autobiografia negra em sala de aula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0528650678204364 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | To write about oneself is to disseminate to the world one's place of speech and to connect with one's ancestry. The aim of this work is to analyze Lázaro Ramos' Na minha pele (In My Skin) in literary terms, based mainly on Lejeune (2008) and Arfuch (2010), focusing on the formal structure of autobiography as a literary genre, and on the themes surrounding the work: racism, racial awareness, self-esteem and the revival of black Brazilian culture. After the analysis, we set out to think of ways to introduce autobiographical reading and writing into the curriculum, through a reading and writing workshop based on Cosson (2006) and Brasileiro (2017), with the aim of facilitating access to literary literacy for students, especially black students, while also contributing to teaching practice. Lastly, we believe that, as students are encouraged to become the authors of their own lives, they become aware of the ancestral network that precedes them and build their place of speech, which was previously less accessible. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1112-2025 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fabiana Vasconcelos Mendes.pdf | 285,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons