Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530

Comparte esta pagina

Título : Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista
Autor : MELO, Bruna Brenda Borges de
Palabras clave : Ensino de Literatura; Decolonialidade; Antirracista
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : MELO, Bruna. Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O Trabalho Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista, surge a partir dos incômodos de sua autora sobre o ensino de literatura e do texto literário vivenciados durante sua experiência na graduação no curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, o coletivo de autores que fundamenta e orienta a pesquisa são Machado e Soares (2021), Aníbal Quijano (2005), Conceição Evaristo (2009) e entre outros. Dividido em três seções que buscam trazer reflexões acerca dos efeitos da colonialidade do ser, saber e do poder no campo educacional, em específico, nas aulas de literatura. Apoiada na epistemologia decolonial, a qual tornou-se basilar nas discussões propostas, visou-se questionar as práticas pedagógicas dominantes no ensino da literatura e do trato como o texto literário. Assim, são sugeridas atividades entorno do conto O sagrado pão dos filhos, de Conceição Evaristo (2017), para exemplificar de modo prático como se construir e se pensar um ensino decolonial e antirracista.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna Brenda Borges de Melo.pdf504,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons