Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raira Costa Maia de-
dc.contributor.authorMELO, Bruna Brenda Borges de-
dc.date.accessioned2023-11-10T16:04:39Z-
dc.date.available2023-11-10T16:04:39Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.citationMELO, Bruna. Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530-
dc.description.abstractO Trabalho Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista, surge a partir dos incômodos de sua autora sobre o ensino de literatura e do texto literário vivenciados durante sua experiência na graduação no curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, o coletivo de autores que fundamenta e orienta a pesquisa são Machado e Soares (2021), Aníbal Quijano (2005), Conceição Evaristo (2009) e entre outros. Dividido em três seções que buscam trazer reflexões acerca dos efeitos da colonialidade do ser, saber e do poder no campo educacional, em específico, nas aulas de literatura. Apoiada na epistemologia decolonial, a qual tornou-se basilar nas discussões propostas, visou-se questionar as práticas pedagógicas dominantes no ensino da literatura e do trato como o texto literário. Assim, são sugeridas atividades entorno do conto O sagrado pão dos filhos, de Conceição Evaristo (2017), para exemplificar de modo prático como se construir e se pensar um ensino decolonial e antirracista.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectAntirracistapt_BR
dc.titleLiteratura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5022074628161327pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThe work Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista arise from discomforts of his autor about the literature teaching and the literary text experienced at the graduation of lettering course from Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Therefore, the collective of autors that sustain and guide this research are Machado e Soares (2021), Aníbal Quijano (2005), Conceição Evaristo (2009) and others. Divided on three secsions who seeks to bring reflections about the effects of the coloniality of being, knowing and power at the educational field, in específic, at literature classes. Supported on the decolonial epistemology which became basic in the propoused discusisons then aimed at question the dominant pedagogic pratices at the literature teachin and the and treatment with the literary text. Therefore, are suggested activities around the tale: O Sagrado Pão dos Filhos, from Conceição Evaristo (2017), to exemplifie with apractical metod of how to build and think a decolonial and anti-racist teachin.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna Brenda Borges de Melo.pdf504,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons