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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53318

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Title: Profissão docente: entre sentidos de prestígio e desprestígio.
Authors: SILVA, Joselma Maria Batista da
Keywords: Prestígio e desprestígio social; Profissão Docente; Desvalorização da docência
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: Silva, Joselma Maria Batista da. Profissão docente: Entre sentidos de prestígio e desprestígio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A educação é de fundamental importância para a formação do indivíduo, sendo a principal via de transformação da sociedade, da cultura e de progresso socioeconômico de um país. Nesse cenário, o professor se apresenta historicamente como protagonista, mas é fato que a profissão docente vem sofrendo com o constante desprestígio social e financeiro da sua profissão, atuando em péssimas condições e longas jornadas de trabalho. Soma-se a isso, a cobrança pelos resultados que recai sobre o docente, e a responsabilidade pela maior parte dos problemas do sistema educacional é atribuída ao mesmo. Assim, a presente pesquisa aborda questões relacionadas ao prestígio e desprestígio da profissão docente a partir da seguinte problematização: Como a história da educação pode elucidar questões relacionadas aos sentidos de prestígio e desprestígio da profissão docente? Dessa forma, o estudo objetiva caracterizar a contribuição da História da Educação na compreensão dos sentidos de prestígio e desprestígio associados à profissão docente, percorrendo a trajetória dessa experiência da antiguidade greco romana ao mundo contemporâneo. A fim de ampliar nosso conhecimento em relação a esses sentidos, assumimos os seguintes objetivos específicos: conhecer a gênese da profissão docente, buscando pela análise das experiências da antiguidade greco-romana ao mundo contemporâneo compreender os sentidos atribuídos à profissão: descrever a trajetória da docência no Brasil, considerando as transformações na instituição escolar no mundo contemporâneo; e analisar o processo de transformação do status social da docência relacionados aos sentidos de prestígio e desprestígio da profissão na contemporaneidade. Para tal finalidade, optou-se por pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória, a partir de revisão bibliográfica pela abordagem hermenêutica-dialética. Através da bibliografia analisada constatou-se que, o prestígio e o desprestígio da profissão docente se apresentam como um problema social e histórico, que trazem questões complexas e multifacetadas que são influenciadas por uma série de fatores, incluindo contexto social, políticas educacionais, percepção pública e condições de trabalho dos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53318
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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