Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53318

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betania Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Joselma Maria Batista da-
dc.date.accessioned2023-10-30T17:55:07Z-
dc.date.available2023-10-30T17:55:07Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-28-
dc.identifier.citationSilva, Joselma Maria Batista da. Profissão docente: Entre sentidos de prestígio e desprestígio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53318-
dc.description.abstractA educação é de fundamental importância para a formação do indivíduo, sendo a principal via de transformação da sociedade, da cultura e de progresso socioeconômico de um país. Nesse cenário, o professor se apresenta historicamente como protagonista, mas é fato que a profissão docente vem sofrendo com o constante desprestígio social e financeiro da sua profissão, atuando em péssimas condições e longas jornadas de trabalho. Soma-se a isso, a cobrança pelos resultados que recai sobre o docente, e a responsabilidade pela maior parte dos problemas do sistema educacional é atribuída ao mesmo. Assim, a presente pesquisa aborda questões relacionadas ao prestígio e desprestígio da profissão docente a partir da seguinte problematização: Como a história da educação pode elucidar questões relacionadas aos sentidos de prestígio e desprestígio da profissão docente? Dessa forma, o estudo objetiva caracterizar a contribuição da História da Educação na compreensão dos sentidos de prestígio e desprestígio associados à profissão docente, percorrendo a trajetória dessa experiência da antiguidade greco romana ao mundo contemporâneo. A fim de ampliar nosso conhecimento em relação a esses sentidos, assumimos os seguintes objetivos específicos: conhecer a gênese da profissão docente, buscando pela análise das experiências da antiguidade greco-romana ao mundo contemporâneo compreender os sentidos atribuídos à profissão: descrever a trajetória da docência no Brasil, considerando as transformações na instituição escolar no mundo contemporâneo; e analisar o processo de transformação do status social da docência relacionados aos sentidos de prestígio e desprestígio da profissão na contemporaneidade. Para tal finalidade, optou-se por pesquisa qualitativa, explicativa e exploratória, a partir de revisão bibliográfica pela abordagem hermenêutica-dialética. Através da bibliografia analisada constatou-se que, o prestígio e o desprestígio da profissão docente se apresentam como um problema social e histórico, que trazem questões complexas e multifacetadas que são influenciadas por uma série de fatores, incluindo contexto social, políticas educacionais, percepção pública e condições de trabalho dos professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrestígio e desprestígio socialpt_BR
dc.subjectProfissão Docentept_BR
dc.subjectDesvalorização da docênciapt_BR
dc.titleProfissão docente: entre sentidos de prestígio e desprestígio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0679430450503044pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxEducation is of fundamental importance for the formation of the individual, being the main way of transforming society, culture and socioeconomic progress of a country. In this scenario, the teacher historically presents itself as the protagonist, but it is a fact that the teaching profession has suffered from the constant social and financial discredit of its profession, working in terrible conditions and long working hours. Added to this, the demand for results falls on the teacher, and the responsibility for most of the problems in the educational system is attributed to him. Thus, the present research addresses issues related to the prestige and discredit of the teaching profession based on the following problematization: How can the history of education elucidate issues related to the meanings of prestige and discredit of the teaching profession? In this way, the study aims to characterize the contribution of the History of Education in understanding the meanings of prestige and discredit associated with the teaching profession, covering the trajectory of this experience from Greco-Roman antiquity to the contemporary world. In order to expand our knowledge in relation to these meanings, we assumed the following specific objectives: to understand the genesis of the teaching profession, seeking through the analysis of experiences from Greco-Roman antiquity to the contemporary world, to understand the meanings attributed to the profession: to describe the trajectory of teaching in Brazil, considering the transformations in the school institution in the contemporary world; and analyze the process of transformation of the social status of teaching related to the meanings of prestige and discredit of the profession in contemporary times. For this purpose, qualitative, explanatory and exploratory research was chosen, based on a bibliographical review using the hermeneutic dialectic approach. Through the bibliography analyzed, it was found that the prestige and discredit of the teaching profession present themselves as a social and historical problem, which raises complex and multifaceted issues that are influenced by a series of factors, including social context, educational policies, public perception and working conditions of teachers. Keywords: Social prestige and discredit; Teaching profession; Devaluation of teachingpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joselma Maria Batista da Silva.pdf388,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons