Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266

Comparte esta pagina

Título : Junta-se o Rio a Outros Rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira
Autor : SILVA, Larissa Cristina Santos e
Palabras clave : Fotografia; Literatura Brasileira; Ensino
Fecha de publicación : 22-sep-2023
Citación : SILVA, Larissa Cristina Santos e. Junta-se o rio a outros rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Letras Português - Licenciatura, 2023.
Resumen : Ensinar literatura a partir da linguagem verbal e não verbal permite apresentar um novo olhar e leitura para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo entender a multissemiose entre fotografia e o ensino literário para propor sugestões metodológicas no tema de literatura brasileira na educação básica. Para isso, realizamos um estudo de caso da obra O cão sem plumas de Bisilliat (1984) e adotamos a metodologia de multiletramentos defendida por Roxane Rojo. Nossa reflexão teve como base teórica os apontamentos de Jean Cohen, Antonio Candido e Octavio Paz sobre literatura, e Roland Barthes, Fernando Lemos e Adolfo Montejo Navas sobre fotografia e arte visual. No mais, interligamos ambas linguagens com foco no ensino baseados nos apontamentos de Patrícia Guimarães e Rildo Cosson. Essa união de teorias permitiu sustentar a nossa proposta prática e, ainda, atender às competências e habilidades da BNCC (2018). Vale ressaltar que estabelecemos como foco o último ano do Ensino Médio, abordando a tendência modernista e suas gerações da literatura brasileira.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Larissa Cristina Santos e Silva.pdf19,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons