Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorSILVA, Larissa Cristina Santos e-
dc.date.accessioned2023-10-26T16:21:48Z-
dc.date.available2023-10-26T16:21:48Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Cristina Santos e. Junta-se o rio a outros rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Letras Português - Licenciatura, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266-
dc.description.abstractEnsinar literatura a partir da linguagem verbal e não verbal permite apresentar um novo olhar e leitura para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo entender a multissemiose entre fotografia e o ensino literário para propor sugestões metodológicas no tema de literatura brasileira na educação básica. Para isso, realizamos um estudo de caso da obra O cão sem plumas de Bisilliat (1984) e adotamos a metodologia de multiletramentos defendida por Roxane Rojo. Nossa reflexão teve como base teórica os apontamentos de Jean Cohen, Antonio Candido e Octavio Paz sobre literatura, e Roland Barthes, Fernando Lemos e Adolfo Montejo Navas sobre fotografia e arte visual. No mais, interligamos ambas linguagens com foco no ensino baseados nos apontamentos de Patrícia Guimarães e Rildo Cosson. Essa união de teorias permitiu sustentar a nossa proposta prática e, ainda, atender às competências e habilidades da BNCC (2018). Vale ressaltar que estabelecemos como foco o último ano do Ensino Médio, abordando a tendência modernista e suas gerações da literatura brasileira.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleJunta-se o Rio a Outros Rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8665817197990321pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.description.abstractxTeaching literature through verbal and non verbal language allows to present a new look and reading to the students. This research has as objective to understand the multissemiosis between photography and literature teaching to propose methodological suggestions about the theme of Brazilian Literature in basic education. For that, we adopted the multiliteracy pedagogy defended by Roxane Rojo. Our reflection had as theoretical base the remarks/observations by Jean Cohen, Antonio Candido and Octavio Paz on literature, and Roland Barthes, Fernando Lemos and Adolfo Montejo Navas on photography and visual art. Furthermore, we interconnect both languages with the focus on teaching based on Patrícia Guimarães and Rildo Cosson. This theoretical union allowed us to sustain our practical proposal and, yet, to attend BNCC’s (2018) competences and abilities. It is worth mentioning that we established our focus on the last year of high school, addressing the modernist tendency and their generations of Brazilian Literature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6038-8738pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Larissa Cristina Santos e Silva.pdf19,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons