Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | SILVA, Larissa Cristina Santos e | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T16:21:48Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T16:21:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa Cristina Santos e. Junta-se o rio a outros rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Letras Português - Licenciatura, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53266 | - |
dc.description.abstract | Ensinar literatura a partir da linguagem verbal e não verbal permite apresentar um novo olhar e leitura para os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo entender a multissemiose entre fotografia e o ensino literário para propor sugestões metodológicas no tema de literatura brasileira na educação básica. Para isso, realizamos um estudo de caso da obra O cão sem plumas de Bisilliat (1984) e adotamos a metodologia de multiletramentos defendida por Roxane Rojo. Nossa reflexão teve como base teórica os apontamentos de Jean Cohen, Antonio Candido e Octavio Paz sobre literatura, e Roland Barthes, Fernando Lemos e Adolfo Montejo Navas sobre fotografia e arte visual. No mais, interligamos ambas linguagens com foco no ensino baseados nos apontamentos de Patrícia Guimarães e Rildo Cosson. Essa união de teorias permitiu sustentar a nossa proposta prática e, ainda, atender às competências e habilidades da BNCC (2018). Vale ressaltar que estabelecemos como foco o último ano do Ensino Médio, abordando a tendência modernista e suas gerações da literatura brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Junta-se o Rio a Outros Rios: o encontro entre a fotografia e o ensino de literatura brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8665817197990321 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching literature through verbal and non verbal language allows to present a new look and reading to the students. This research has as objective to understand the multissemiosis between photography and literature teaching to propose methodological suggestions about the theme of Brazilian Literature in basic education. For that, we adopted the multiliteracy pedagogy defended by Roxane Rojo. Our reflection had as theoretical base the remarks/observations by Jean Cohen, Antonio Candido and Octavio Paz on literature, and Roland Barthes, Fernando Lemos and Adolfo Montejo Navas on photography and visual art. Furthermore, we interconnect both languages with the focus on teaching based on Patrícia Guimarães and Rildo Cosson. This theoretical union allowed us to sustain our practical proposal and, yet, to attend BNCC’s (2018) competences and abilities. It is worth mentioning that we established our focus on the last year of high school, addressing the modernist tendency and their generations of Brazilian Literature. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6038-8738 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Larissa Cristina Santos e Silva.pdf | 19,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons