Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52969

Share on

Title: Estampando o frevo: desenvolvimento de uma coleção de estampas com foco no olhar das composições de Capiba, uma valorização cultural pernambucana.
Authors: SANTANA, Sthefany Cristina dos Santos
Keywords: Design de Superfície; Capiba; Frevo; Valorização Cultural
Issue Date: 18-Sep-2023
Citation: SANTANA, Sthefany Cristina dos Santos. Estampando o frevo: desenvolvimento de uma coleção de estampas com foco no olhar das composições de Capiba, uma valorização cultural pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este projeto tem como intuito o desenvolvimento de uma coleção de estampas que valorizam a cultura pernambucana, especificamente o frevo. Utilizando-se das composições de Capiba, desse modo, busca transmitir valores simbólicos presentes em tais obras e reafirmando a cultura local, visto que, o frevo é um dança folclórica e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2012. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, utilizou-se como embasamento os conceitos de Design de Superfície, atrelado a simbologia das obras de Capiba, como também a sintetização das referências presentes em tais composições para a construção das estampas que ressaltam e valorizam esta cultura do frevo. No desenvolvimento projetual, aplica-se a metodologia de Munari (2002) para design de superfície. A pesquisa contribui no processo criativo, contribuindo na imagética da coleção a partir dos elementos significativos que representam o frevo, coletados a partir da aplicação de um questionário. O resultado final resultou em 5 padronagens, com as características do frevo agregando valor e significado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52969
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Sthefany Cristina dos Santos Santana.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons