Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52841

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da expressão dos genes MYD88 e IRAK3 em pacientes com osteoporose e sua relação com a resposta ao tratamento com bisfosfonatos
Autor : OLIVEIRA, Bianca Maria Ribeiro de
Palabras clave : Osteoporose; Menopausa; Osteoclasto; DMO
Fecha de publicación : 19-sep-2023
Citación : Oliveira, Bianca. Avaliação da expressão dos genes MYD88 e IRAK3 em pacientes com osteoporose e relação com resposta ao tratamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A osteoporose (OP) é uma doença crônica, sistêmica e multifatorial que afeta principalmente mulheresna pós menopausa devido à diminuição nos níveis de estrogênio. A doença é caracterizada pela alta atividade dos osteoclastos (OC), células responsáveis pela reabsorção óssea, levando ao declínio da densidade mineral óssea (DMO) e, por consequência, à fragilidade óssea. O aumento da proliferação e diferenciação de OCs é estimulado pelo fator nuclear kappa Beta (NF-kB1), produto da via TLR4/MYD88, que tem como regulador negativo o receptor de interleucina associado a quinase 3 (IRAK3). Por outro lado, existem uma diversa gama de fármacos para o tratamento da OP, tendo como primeira, os antirreabsortivos, como os bisfosfonatos que visam diminuir o número e, por consequência, a atividade dos OCs. Entretanto, uma parcela dos pacientes mesmo em tratamento com bisfosfonatos não apresenta o aumento esperado da DMO, sendo considerados não responsivos ao tratamento. Nesse contexto a maior atividade da via TLR4/MYD88 poderia contribuir para uma pior resposta ao tratamento com bisfosfonatos em pacientes com osteoporose, devido à uma maior produção do NF-kB1. Assim, o projeto teve como objetivo avaliar o perfil de expressão dos genes Myd88 e IRAK3 diante da resposta terapêutica de pacientes com OP, além de correlacionar com os dados clínicos e laboratoriais presentes nos prontuários. Para isso, foram utilizadas amostras de RNA de um total de 40 pacientes divididas em responsivas (OP-R) e não-responsivas (OP-NR), atendidas no ambulatório de reumatologia do Hospital das Clínicas / UFPE. Além dos genes de alvos foi realizada síntese de cDNA e o ensaio de expressão gênica para os genes de referência GAPDH e RPLP0. Para todas as análises e os respectivos gráficos foi utilizado o Software estatístico GraphPad Prism versão 8.00. Foi realizado o teste Spearman para análises de correlação com marcadores séricos, cálcio, vitamina D e hormônio da paratireoide (PTH). O teste Mann-Whitney foi utilizado para os valores de p da expressão relativa dos genes. Os resultados mostraram uma maior expressão dos genes MYD88 (FC=2,23 ± 1,54, p= 0,0016) e IRAK3 (FC=2,02 ± 0,46, p= 0,0032) no grupo de pacientes OP-NR em comparação com o grupo OP-R. Contudo, não foi observado correlação entre os níveis de expressão dos genes com marcadores séricos Vitamina D, PTH e cálcio. Desta forma concluímos que o aumento da expressão dos genes IRAK3 e MYD88 pode ter impacto no perfil de resposta à terapia com bisfosfonatos , servindo como base para estudos futuros de novos marcadores de resposta terapêuticos para tratamento da osteoporose.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52841
Aparece en las colecciones: (CB - BM) - TCC - Biomedicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bianca Maria Ribeiro de Oliveira .pdf732,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons