Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52653

Share on

Title: A inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológica
Authors: Lima, Tialy Nascimento de
Keywords: Redação do Enem; Argumentação; Modelo de Toulmin; Construção de argumentos
Issue Date: 27-Sep-2023
Citation: LIMA, Tialy Nascimento de. A inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem, com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo propõe uma contribuição metodológica ao professor de língua portuguesa voltada à redação do Enem, com base no que o documento oficial A Redação do Enem 2022: cartilha do participante solicita. A pesquisa partiu de teorias da argumentação dialógicas e monológicas, com base em Leitão (1999), Leitão (2012) e Toulmin (2001). Assim, levantou-se a hipótese de que o documento oficial aponta orientações para a construção do texto dissertativo-argumentativo que se assemelham à perspectiva de argumentação de Toulmin e seu caráter monológico. Para atestar tal ideia, buscou-se demonstrar teoricamente que tal perspectiva manifesta-se no documento e que elementos do seu modelo aparecem em redações nota 1.000. Assim, por meio das análises, percebeu-se que, de fato, tanto a teoria argumentativa de Toulmin quanto o seu modelo encontram-se no documento oficial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52653
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso - Tialy N. de Lima - Letras Português .pdf544,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons