Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52653
Share on
Title: | A inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológica |
Authors: | Lima, Tialy Nascimento de |
Keywords: | Redação do Enem; Argumentação; Modelo de Toulmin; Construção de argumentos |
Issue Date: | 27-Sep-2023 |
Citation: | LIMA, Tialy Nascimento de. A inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem, com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo propõe uma contribuição metodológica ao professor de língua portuguesa voltada à redação do Enem, com base no que o documento oficial A Redação do Enem 2022: cartilha do participante solicita. A pesquisa partiu de teorias da argumentação dialógicas e monológicas, com base em Leitão (1999), Leitão (2012) e Toulmin (2001). Assim, levantou-se a hipótese de que o documento oficial aponta orientações para a construção do texto dissertativo-argumentativo que se assemelham à perspectiva de argumentação de Toulmin e seu caráter monológico. Para atestar tal ideia, buscou-se demonstrar teoricamente que tal perspectiva manifesta-se no documento e que elementos do seu modelo aparecem em redações nota 1.000. Assim, por meio das análises, percebeu-se que, de fato, tanto a teoria argumentativa de Toulmin quanto o seu modelo encontram-se no documento oficial. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52653 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Tialy N. de Lima - Letras Português .pdf | 544,07 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License