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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorLima, Tialy Nascimento de-
dc.date.accessioned2023-10-05T21:29:39Z-
dc.date.available2023-10-05T21:29:39Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationLIMA, Tialy Nascimento de. A inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem, com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52653-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma contribuição metodológica ao professor de língua portuguesa voltada à redação do Enem, com base no que o documento oficial A Redação do Enem 2022: cartilha do participante solicita. A pesquisa partiu de teorias da argumentação dialógicas e monológicas, com base em Leitão (1999), Leitão (2012) e Toulmin (2001). Assim, levantou-se a hipótese de que o documento oficial aponta orientações para a construção do texto dissertativo-argumentativo que se assemelham à perspectiva de argumentação de Toulmin e seu caráter monológico. Para atestar tal ideia, buscou-se demonstrar teoricamente que tal perspectiva manifesta-se no documento e que elementos do seu modelo aparecem em redações nota 1.000. Assim, por meio das análises, percebeu-se que, de fato, tanto a teoria argumentativa de Toulmin quanto o seu modelo encontram-se no documento oficial.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedação do Enempt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectModelo de Toulminpt_BR
dc.subjectConstrução de argumentospt_BR
dc.titleA inserção do modelo de Toulmin no ensino de construção de argumentos em redações do Enem com base no documento oficial "A Redação do Enem 2022: cartilha do participante": uma proposta metodológicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.description.abstractxThis article proposes a methodological contribution to Portuguese language teachers focused on the writing section of the Enem (Brazilian National High School Exam), based on the guidelines outlined in the official document The Enem 2022 Writing: Participant's Guide. The research stems from dialogical and monological argumentation theories, drawing on Leitão (1999), Leitão (2012) and Toulmin (2001). Thus, the hypothesis was raised that the official document provides directions for constructing the argumentative essay text that align with Toulmin's argumentation perspective and its monological nature. To substantiate this idea, the study theoretically demonstrated that such a perspective is evident in the document and that elements of its model are present in essays scoring 1.000 points. Through the analyses, it was observed that both Toulmin's argumentative theory and its model are indeed reflected in the official document.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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