Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857

Share on

Title: DIABETES TIPO 1: HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O EMPODERAMENTO DO PÚBLICO JUVENIL
Authors: FRANCELINO, Josilene Edileusa
Keywords: Diabetes mellitus; Adolescente; Empoderamento; Educação em saúde; Tecnologia educacional
Issue Date: 24-Apr-2023
Citation: FRANCELINO, Josilene Edileusa. Diabetes tipo 1: História em Quadrinhos como intervenção educativa para o empoderamento do público juvenil. 2023. 19 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento e as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares de Vitória de Santo Antão sobre o Diabetes Mellitus tipo I antes e após uma intervenção educativa com História em Quadrinhos. Trata-se de um estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizado com 179 adolescentes escolares, por uma intervenção com História em Quadrinhos validada, aplicação do Questionário adaptado dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), e a Escala de Empoderamento Juvenil em educação em Saúde em três distintos momentos. Constata-se valores significativos sobre o conhecimento da diabetes após a intervenção educativa na maioria dos itens do QCD. Verificou-se que não houve significância estatística nos níveis de empoderamento individual e de classe social quando analisados em dois diferentes momentos, por um valor de p > 0,05. Em conclusão, a intervenção educativa provocou aumento no conhecimento dos adolescentes escolares. Porém, a ausência de uma ação dialógica revela frágil empoderamento dos adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-JOSILENE EDILEUSA FRANCELINO 2023.pdf
  Embargoed Item Until 2025-11-12
802,67 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons