Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857
Share on
Title: | DIABETES TIPO 1: HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O EMPODERAMENTO DO PÚBLICO JUVENIL |
Authors: | FRANCELINO, Josilene Edileusa |
Keywords: | Diabetes mellitus; Adolescente; Empoderamento; Educação em saúde; Tecnologia educacional |
Issue Date: | 24-Apr-2023 |
Citation: | FRANCELINO, Josilene Edileusa. Diabetes tipo 1: História em Quadrinhos como intervenção educativa para o empoderamento do público juvenil. 2023. 19 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento e as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares de Vitória de Santo Antão sobre o Diabetes Mellitus tipo I antes e após uma intervenção educativa com História em Quadrinhos. Trata-se de um estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizado com 179 adolescentes escolares, por uma intervenção com História em Quadrinhos validada, aplicação do Questionário adaptado dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), e a Escala de Empoderamento Juvenil em educação em Saúde em três distintos momentos. Constata-se valores significativos sobre o conhecimento da diabetes após a intervenção educativa na maioria dos itens do QCD. Verificou-se que não houve significância estatística nos níveis de empoderamento individual e de classe social quando analisados em dois diferentes momentos, por um valor de p > 0,05. Em conclusão, a intervenção educativa provocou aumento no conhecimento dos adolescentes escolares. Porém, a ausência de uma ação dialógica revela frágil empoderamento dos adolescentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-JOSILENE EDILEUSA FRANCELINO 2023.pdf Embargoed Item Until 2025-11-12 | 802,67 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License