Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Mariana Boulitreau Siquiera Campos | - |
dc.contributor.author | FRANCELINO, Josilene Edileusa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T11:19:43Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T11:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-10 | - |
dc.identifier.citation | FRANCELINO, Josilene Edileusa. Diabetes tipo 1: História em Quadrinhos como intervenção educativa para o empoderamento do público juvenil. 2023. 19 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento e as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares de Vitória de Santo Antão sobre o Diabetes Mellitus tipo I antes e após uma intervenção educativa com História em Quadrinhos. Trata-se de um estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizado com 179 adolescentes escolares, por uma intervenção com História em Quadrinhos validada, aplicação do Questionário adaptado dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), e a Escala de Empoderamento Juvenil em educação em Saúde em três distintos momentos. Constata-se valores significativos sobre o conhecimento da diabetes após a intervenção educativa na maioria dos itens do QCD. Verificou-se que não houve significância estatística nos níveis de empoderamento individual e de classe social quando analisados em dois diferentes momentos, por um valor de p > 0,05. Em conclusão, a intervenção educativa provocou aumento no conhecimento dos adolescentes escolares. Porém, a ausência de uma ação dialógica revela frágil empoderamento dos adolescentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diabetes mellitus | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | DIABETES TIPO 1: HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O EMPODERAMENTO DO PÚBLICO JUVENIL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Larissa Layne Soares Bezerra | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1872193006716481 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1383731950534662 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the research was to analyze the knowledge and dimensions of empowerment of school adolescents from Vitória de Santo Antão about Diabetes Mellitus type I before and after an educational intervention with Comics. This is a quasi-experimental study, with a quantitative approach, carried out with 179 adolescent students, using a validated comic book intervention, application of the Adapted Diabetes Knowledge Questionnaire (QCD), and the Youth Empowerment Scale in education in Health in three distinct moments. The values reached on the knowledge of diabetes after the educational intervention are verified in most items of the QCD. It was found that there was no statistical significance in individual empowerment and social class levels when analyzed at two different time points, for a value of p > 0,05. In conclusion, the educational intervention led to an increase in the knowledge of adolescent students. However, the absence of a dialogical action reveals the fragile empowerment of adolescents. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4576007452256876 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-5439-4880 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-JOSILENE EDILEUSA FRANCELINO 2023.pdf Item embargado até 2025-11-12 | 802,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons