Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Mariana Boulitreau Siquiera Campos-
dc.contributor.authorFRANCELINO, Josilene Edileusa-
dc.date.accessioned2023-08-11T11:19:43Z-
dc.date.available2023-08-11T11:19:43Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-08-10-
dc.identifier.citationFRANCELINO, Josilene Edileusa. Diabetes tipo 1: História em Quadrinhos como intervenção educativa para o empoderamento do público juvenil. 2023. 19 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento e as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares de Vitória de Santo Antão sobre o Diabetes Mellitus tipo I antes e após uma intervenção educativa com História em Quadrinhos. Trata-se de um estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizado com 179 adolescentes escolares, por uma intervenção com História em Quadrinhos validada, aplicação do Questionário adaptado dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), e a Escala de Empoderamento Juvenil em educação em Saúde em três distintos momentos. Constata-se valores significativos sobre o conhecimento da diabetes após a intervenção educativa na maioria dos itens do QCD. Verificou-se que não houve significância estatística nos níveis de empoderamento individual e de classe social quando analisados em dois diferentes momentos, por um valor de p > 0,05. Em conclusão, a intervenção educativa provocou aumento no conhecimento dos adolescentes escolares. Porém, a ausência de uma ação dialógica revela frágil empoderamento dos adolescentes.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleDIABETES TIPO 1: HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O EMPODERAMENTO DO PÚBLICO JUVENILpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Larissa Layne Soares Bezerra-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1872193006716481pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1383731950534662pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research was to analyze the knowledge and dimensions of empowerment of school adolescents from Vitória de Santo Antão about Diabetes Mellitus type I before and after an educational intervention with Comics. This is a quasi-experimental study, with a quantitative approach, carried out with 179 adolescent students, using a validated comic book intervention, application of the Adapted Diabetes Knowledge Questionnaire (QCD), and the Youth Empowerment Scale in education in Health in three distinct moments. The values reached on the knowledge of diabetes after the educational intervention are verified in most items of the QCD. It was found that there was no statistical significance in individual empowerment and social class levels when analyzed at two different time points, for a value of p > 0,05. In conclusion, the educational intervention led to an increase in the knowledge of adolescent students. However, the absence of a dialogical action reveals the fragile empowerment of adolescents.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4576007452256876pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-5439-4880pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JOSILENE EDILEUSA FRANCELINO 2023.pdf
  Item embargado até 2025-11-12
802,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons