Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857

Compartilhe esta página

Título: DIABETES TIPO 1: HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O EMPODERAMENTO DO PÚBLICO JUVENIL
Autor(es): FRANCELINO, Josilene Edileusa
Palavras-chave: Diabetes mellitus; Adolescente; Empoderamento; Educação em saúde; Tecnologia educacional
Data do documento: 24-Abr-2023
Citação: FRANCELINO, Josilene Edileusa. Diabetes tipo 1: História em Quadrinhos como intervenção educativa para o empoderamento do público juvenil. 2023. 19 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O objetivo da pesquisa foi analisar o conhecimento e as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares de Vitória de Santo Antão sobre o Diabetes Mellitus tipo I antes e após uma intervenção educativa com História em Quadrinhos. Trata-se de um estudo quase-experimental, de abordagem quantitativa, realizado com 179 adolescentes escolares, por uma intervenção com História em Quadrinhos validada, aplicação do Questionário adaptado dos Conhecimentos da Diabetes (QCD), e a Escala de Empoderamento Juvenil em educação em Saúde em três distintos momentos. Constata-se valores significativos sobre o conhecimento da diabetes após a intervenção educativa na maioria dos itens do QCD. Verificou-se que não houve significância estatística nos níveis de empoderamento individual e de classe social quando analisados em dois diferentes momentos, por um valor de p > 0,05. Em conclusão, a intervenção educativa provocou aumento no conhecimento dos adolescentes escolares. Porém, a ausência de uma ação dialógica revela frágil empoderamento dos adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51857
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JOSILENE EDILEUSA FRANCELINO 2023.pdf
  Item embargado até 2025-11-12
802,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons