Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762
Comparte esta pagina
Título: | Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial |
Autor(es): | RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima |
Palavras-chave: | Geometria; Animação; Visualização Espacial; Técnicas de Animação; Novas Tecnologias; Educação |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Citação: | RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima. Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar e propor possibilidades de utilização de técnicas manuais de animação na abordagem de conteúdos da geometria gráfica, e analisar como o uso dessas técnicas pode favorecer o desenvolvimento da visualização espacial nos alunos. Podemos enxergar um diálogo rico entre o campo de estudo da geometria gráfica e da animação, já que ambos compreendem e exploram o movimento, as formas e suas relações com o espaço tridimensional. Partindo disso, levantamos uma análise bibliográfica buscando compreender as possibilidades de utilização das técnicas manuais de animação como suporte didático, e delimitando as relações de tais técnicas com a área da geometria. Analisamos também pesquisas sobre a habilidade de visualização espacial e sua importância no estudo da geometria, já que esta se faz necessária nesse contexto, servindo de suporte para o estudo e compreensão do espaço tridimensional. Após os estudos teóricos, foram realizados testes para melhor compreensão e apropriação das técnicas manuais de animação por meio do flipbook e do stop motion. Com tudo isso em mente, e objetivando encontrar novas maneiras de auxiliar e estimular o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, juntamente com o estudo das formas e do espaço geométrico, apresentamos, por fim, uma proposta de sequência didática destinada aos professores de matemática do ensino fundamental, onde apresentamos as técnicas manuais de animação e suas possibilidades de utilização em sala de aula dentro da área de geometria. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz Stefanny de Lima Ribeiro.pdf | 21,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons