Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Thyana Farias-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima-
dc.date.accessioned2023-08-03T16:34:59Z-
dc.date.available2023-08-03T16:34:59Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima. Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar e propor possibilidades de utilização de técnicas manuais de animação na abordagem de conteúdos da geometria gráfica, e analisar como o uso dessas técnicas pode favorecer o desenvolvimento da visualização espacial nos alunos. Podemos enxergar um diálogo rico entre o campo de estudo da geometria gráfica e da animação, já que ambos compreendem e exploram o movimento, as formas e suas relações com o espaço tridimensional. Partindo disso, levantamos uma análise bibliográfica buscando compreender as possibilidades de utilização das técnicas manuais de animação como suporte didático, e delimitando as relações de tais técnicas com a área da geometria. Analisamos também pesquisas sobre a habilidade de visualização espacial e sua importância no estudo da geometria, já que esta se faz necessária nesse contexto, servindo de suporte para o estudo e compreensão do espaço tridimensional. Após os estudos teóricos, foram realizados testes para melhor compreensão e apropriação das técnicas manuais de animação por meio do flipbook e do stop motion. Com tudo isso em mente, e objetivando encontrar novas maneiras de auxiliar e estimular o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, juntamente com o estudo das formas e do espaço geométrico, apresentamos, por fim, uma proposta de sequência didática destinada aos professores de matemática do ensino fundamental, onde apresentamos as técnicas manuais de animação e suas possibilidades de utilização em sala de aula dentro da área de geometria.pt_BR
dc.format.extent62 ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectVisualização Espacialpt_BR
dc.subjectTécnicas de Animaçãopt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnimação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8739043511199666pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3981230748498570pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate and propose possibilities for the use of manual animation techniques in approaching the contents of graphic geometry, and to analyze how the use of these techniques can favor the development of spatial visualization in students. We can see a rich dialogue between the field of study of graphic geometry and animation, since both understand and explore movement, shapes and their relationships with three-dimensional space. Based on this, we carried out a bibliographical analysis seeking to understand the possibilities of using manual animation techniques as a didactic support, and delimiting the relations of such techniques with the area of geometry. We also analyzed research on the ability of spatial visualization and its importance in the study of geometry, since it is necessary in this context, serving as a support for the study and understanding of three-dimensional space. After the theoretical studies, tests were carried out for a better understanding and appropriation of manual animation techniques through flipbook and stop motion. With all this in mind, and aiming to find new ways to help and stimulate the development of spatial visualization skills, together with the study of shapes and geometric space, we finally present a proposal for a didactic sequence aimed at teachers of mathematics at the elementary school, where we present manual animation techniques and their possibilities for use in the classroom within the area of geometry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Stefanny de Lima Ribeiro.pdf21,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons