Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GALVÃO, Thyana Farias | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T16:34:59Z | - |
dc.date.available | 2023-08-03T16:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima. Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar e propor possibilidades de utilização de técnicas manuais de animação na abordagem de conteúdos da geometria gráfica, e analisar como o uso dessas técnicas pode favorecer o desenvolvimento da visualização espacial nos alunos. Podemos enxergar um diálogo rico entre o campo de estudo da geometria gráfica e da animação, já que ambos compreendem e exploram o movimento, as formas e suas relações com o espaço tridimensional. Partindo disso, levantamos uma análise bibliográfica buscando compreender as possibilidades de utilização das técnicas manuais de animação como suporte didático, e delimitando as relações de tais técnicas com a área da geometria. Analisamos também pesquisas sobre a habilidade de visualização espacial e sua importância no estudo da geometria, já que esta se faz necessária nesse contexto, servindo de suporte para o estudo e compreensão do espaço tridimensional. Após os estudos teóricos, foram realizados testes para melhor compreensão e apropriação das técnicas manuais de animação por meio do flipbook e do stop motion. Com tudo isso em mente, e objetivando encontrar novas maneiras de auxiliar e estimular o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, juntamente com o estudo das formas e do espaço geométrico, apresentamos, por fim, uma proposta de sequência didática destinada aos professores de matemática do ensino fundamental, onde apresentamos as técnicas manuais de animação e suas possibilidades de utilização em sala de aula dentro da área de geometria. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Visualização Espacial | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de Animação | pt_BR |
dc.subject | Novas Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8739043511199666 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3981230748498570 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate and propose possibilities for the use of manual animation techniques in approaching the contents of graphic geometry, and to analyze how the use of these techniques can favor the development of spatial visualization in students. We can see a rich dialogue between the field of study of graphic geometry and animation, since both understand and explore movement, shapes and their relationships with three-dimensional space. Based on this, we carried out a bibliographical analysis seeking to understand the possibilities of using manual animation techniques as a didactic support, and delimiting the relations of such techniques with the area of geometry. We also analyzed research on the ability of spatial visualization and its importance in the study of geometry, since it is necessary in this context, serving as a support for the study and understanding of three-dimensional space. After the theoretical studies, tests were carried out for a better understanding and appropriation of manual animation techniques through flipbook and stop motion. With all this in mind, and aiming to find new ways to help and stimulate the development of spatial visualization skills, together with the study of shapes and geometric space, we finally present a proposal for a didactic sequence aimed at teachers of mathematics at the elementary school, where we present manual animation techniques and their possibilities for use in the classroom within the area of geometry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatriz Stefanny de Lima Ribeiro.pdf | 21,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons