Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762

Compartilhe esta página

Título: Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial
Autor(es): RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima
Palavras-chave: Geometria; Animação; Visualização Espacial; Técnicas de Animação; Novas Tecnologias; Educação
Data do documento: 15-Jun-2023
Citação: RIBEIRO, Beatriz Stefanny de Lima. Animação como recurso didático no ensino de geometria gráfica : técnicas manuais de animação para o desenvolvimento da visualização espacial. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e propor possibilidades de utilização de técnicas manuais de animação na abordagem de conteúdos da geometria gráfica, e analisar como o uso dessas técnicas pode favorecer o desenvolvimento da visualização espacial nos alunos. Podemos enxergar um diálogo rico entre o campo de estudo da geometria gráfica e da animação, já que ambos compreendem e exploram o movimento, as formas e suas relações com o espaço tridimensional. Partindo disso, levantamos uma análise bibliográfica buscando compreender as possibilidades de utilização das técnicas manuais de animação como suporte didático, e delimitando as relações de tais técnicas com a área da geometria. Analisamos também pesquisas sobre a habilidade de visualização espacial e sua importância no estudo da geometria, já que esta se faz necessária nesse contexto, servindo de suporte para o estudo e compreensão do espaço tridimensional. Após os estudos teóricos, foram realizados testes para melhor compreensão e apropriação das técnicas manuais de animação por meio do flipbook e do stop motion. Com tudo isso em mente, e objetivando encontrar novas maneiras de auxiliar e estimular o desenvolvimento da habilidade de visualização espacial, juntamente com o estudo das formas e do espaço geométrico, apresentamos, por fim, uma proposta de sequência didática destinada aos professores de matemática do ensino fundamental, onde apresentamos as técnicas manuais de animação e suas possibilidades de utilização em sala de aula dentro da área de geometria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51762
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Stefanny de Lima Ribeiro.pdf21,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons