Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744
Share on
Title: | Instagram e Linguagem Gráfica : o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas |
Authors: | FERREIRA, Jonas da Silva |
Keywords: | Instagram; Linguagem gráfica; Comunicação institucional; Retórica |
Issue Date: | 6-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FERREIRA, Jonas da Silva. Instagram e Linguagem Gráfica: o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Neste trabalho analisamos postagens compartilhadas pelo perfil institucional de uma universidade pública no Instagram. Buscamos construir um arcabouço metodológico que permita considerar aspectos linguísticos e retóricos que envolvem a relação entre as duas formas de linguagem gráfica verbal e pictórica, identificando como convergem na construção do sentido, consequências sintáticas dessas relações, bem como a presença de argumentos retóricos na comunicação institucional na rede social. Para tanto, foram utilizadas as terminologias propostas por Twyman (1985) para linguagem gráfica; as metodologias de análise de Evelyn Goldsmith (1980) e Jeremy Mulvey (1987); além de considerar a presença de argumentos retóricos identificados por meio de apelos aristotélicos (ethos, pathos e logos). Por fim, consideramos que esse corpo teórico foi suficiente para propor uma base que discutisse os aspectos linguísticos das postagens institucionais, além de permitir a identificação de argumentos persuasivos da composição do conteúdo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jonas da Silva Ferreira.pdf | 15,84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License