Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Guilherme Ranoya Seixas | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Jonas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T21:23:51Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02T21:23:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jonas da Silva. Instagram e Linguagem Gráfica: o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho analisamos postagens compartilhadas pelo perfil institucional de uma universidade pública no Instagram. Buscamos construir um arcabouço metodológico que permita considerar aspectos linguísticos e retóricos que envolvem a relação entre as duas formas de linguagem gráfica verbal e pictórica, identificando como convergem na construção do sentido, consequências sintáticas dessas relações, bem como a presença de argumentos retóricos na comunicação institucional na rede social. Para tanto, foram utilizadas as terminologias propostas por Twyman (1985) para linguagem gráfica; as metodologias de análise de Evelyn Goldsmith (1980) e Jeremy Mulvey (1987); além de considerar a presença de argumentos retóricos identificados por meio de apelos aristotélicos (ethos, pathos e logos). Por fim, consideramos que esse corpo teórico foi suficiente para propor uma base que discutisse os aspectos linguísticos das postagens institucionais, além de permitir a identificação de argumentos persuasivos da composição do conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Linguagem gráfica | pt_BR |
dc.subject | Comunicação institucional | pt_BR |
dc.subject | Retórica | pt_BR |
dc.title | Instagram e Linguagem Gráfica : o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0025756929683280 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1249288637916190 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work we analyze posts shared by the institutional profile of a public university on Instagram. We seek to build a methodological framework that allows considering linguistic and rhetorical aspects that involve the relationship between the two forms of verbal and pictorial graphic language, identifying how they converge in the construction of meaning, syntactic consequences of these relationships, as well as the presence of rhetorical arguments in institutional communication on the social network. For this purpose, the terminologies proposed by Twyman (1985) for graphic language were used; the analysis methodologies of Evelyn Goldsmith (1980) and Jeremy Mulvey (1987); in addition to considering the presence of rhetorical arguments identified through Aristotelian appeals (ethos, pathos and logos). Finally, we consider that this theoretical body was sufficient to propose a basis that would discuss linguistic aspects of institutional posts, in addition to allowing the identification of persuasive arguments of the content composition. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jonas da Silva Ferreira.pdf | 15,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons