Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744

Compartilhe esta página

Título: Instagram e Linguagem Gráfica : o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas
Autor(es): FERREIRA, Jonas da Silva
Palavras-chave: Instagram; Linguagem gráfica; Comunicação institucional; Retórica
Data do documento: 6-Jul-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Jonas da Silva. Instagram e Linguagem Gráfica: o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste trabalho analisamos postagens compartilhadas pelo perfil institucional de uma universidade pública no Instagram. Buscamos construir um arcabouço metodológico que permita considerar aspectos linguísticos e retóricos que envolvem a relação entre as duas formas de linguagem gráfica verbal e pictórica, identificando como convergem na construção do sentido, consequências sintáticas dessas relações, bem como a presença de argumentos retóricos na comunicação institucional na rede social. Para tanto, foram utilizadas as terminologias propostas por Twyman (1985) para linguagem gráfica; as metodologias de análise de Evelyn Goldsmith (1980) e Jeremy Mulvey (1987); além de considerar a presença de argumentos retóricos identificados por meio de apelos aristotélicos (ethos, pathos e logos). Por fim, consideramos que esse corpo teórico foi suficiente para propor uma base que discutisse os aspectos linguísticos das postagens institucionais, além de permitir a identificação de argumentos persuasivos da composição do conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51744
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jonas da Silva Ferreira.pdf15,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons