Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681
Share on
Title: | Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa |
Authors: | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa |
Keywords: | Argumentação e notícias; Linguística textual e ensino; Referenciação e intertextualidade |
Issue Date: | 8-May-2023 |
Citation: | GOMES, Joyce Emanuelli Barbosa. Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho analisa como as notícias apresentam e defendem argumentos sobre determinado assunto, refutando a ideia de que elas são desprovidas de intencionalidade. Convocando os estudos de Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos e Teixeira (2017), Emediato (2013) e Amossy (2018), apresentamos os pressupostos para a análise textual da argumentação, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade, selecionando textos noticiosos sobre as atuações governamentais no período da pandemia do Covid-19. Concluímos que as notícias argumentam de forma particular a partir de processos textuais-discursivos de referenciação e intertextualidade, sendo necessário rediscutir o gênero sobretudo no ensino de Língua Portuguesa para a formação de cidadãos críticos das suas realidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Joyce Emanuelli Barbosa Gomes.pdf | 642,54 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License