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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andrea Silva-
dc.contributor.authorGOMES, Joyce Emanuelli Barbosa-
dc.date.accessioned2023-07-28T16:00:44Z-
dc.date.available2023-07-28T16:00:44Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.citationGOMES, Joyce Emanuelli Barbosa. Processos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51681-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como as notícias apresentam e defendem argumentos sobre determinado assunto, refutando a ideia de que elas são desprovidas de intencionalidade. Convocando os estudos de Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos e Teixeira (2017), Emediato (2013) e Amossy (2018), apresentamos os pressupostos para a análise textual da argumentação, discutindo as noções de texto, referenciação e intertextualidade, selecionando textos noticiosos sobre as atuações governamentais no período da pandemia do Covid-19. Concluímos que as notícias argumentam de forma particular a partir de processos textuais-discursivos de referenciação e intertextualidade, sendo necessário rediscutir o gênero sobretudo no ensino de Língua Portuguesa para a formação de cidadãos críticos das suas realidades.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgumentação e notíciaspt_BR
dc.subjectLinguística textual e ensinopt_BR
dc.subjectReferenciação e intertextualidadept_BR
dc.titleProcessos referenciais, intertextualidade e argumentação: rediscutindo a neutralidade em notícias para um ensino não neutro de Língua Portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2096251405334271pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzes how news texts present arguments and defend about some topics, refuting the idea that they have no intentionality. Based on the studies of Cavalcante (2012), Matos (2018), Carvalho (2018), Santos and Teixeira (2017), Emediato (2013), and Amossy (2018), we present concepts for the textual analysis of argumentation, revisiting conceptions of text, reference, and intertextuality, selecting news articles whose themes are about governmental actions during the Covid-19 pandemic period. We conclude that news articles have a particular way to argue through textual-discursive processes such as reference and intertextuality, being necessary to rediscuss gender, especially in the teaching of the Portuguese Language for the training of citizens critical of their realities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

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