Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406

Share on

Title: Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana
Authors: VIEIRA, Wellen
Keywords: Contos populares; Ensino de literatura; Tradição oral; Sequência didática básica
Issue Date: 15-May-2023
Citation: VIEIRA, Wellen. Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre contos populares pernambucanos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma sugestão de aplicabilidade a partir da releitura da sequência básica de Cosson (2009). Seu estudo aponta para a importância dos contos populares para o resgate da literatura de tradição oral e para o avanço da tecnologia como razão para a desvalorização do gênero. Ademais, também foi apresentada sua significativa contribuição para a formação do sujeito na sala de aula, dando destaque para o seu caráter educativo e para a educação enquanto ato político. Apresenta-se como arcabouço teórico Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006), além de outros autores que possuem considerações relevantes para pesquisa. Finalmente, também foram consultados três importantes documentos parametrizadores: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC WELLEN VIEIRA..pdf348,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons