Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Flaviano Maciel-
dc.contributor.authorVIEIRA, Wellen-
dc.date.accessioned2023-07-05T18:34:19Z-
dc.date.available2023-07-05T18:34:19Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-07-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Wellen. Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre contos populares pernambucanos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma sugestão de aplicabilidade a partir da releitura da sequência básica de Cosson (2009). Seu estudo aponta para a importância dos contos populares para o resgate da literatura de tradição oral e para o avanço da tecnologia como razão para a desvalorização do gênero. Ademais, também foi apresentada sua significativa contribuição para a formação do sujeito na sala de aula, dando destaque para o seu caráter educativo e para a educação enquanto ato político. Apresenta-se como arcabouço teórico Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006), além de outros autores que possuem considerações relevantes para pesquisa. Finalmente, também foram consultados três importantes documentos parametrizadores: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006).pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos popularespt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectTradição oralpt_BR
dc.subjectSequência didática básicapt_BR
dc.titleContos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucanapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4041059361915435pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0098605549471639pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to present a didactic proposal on folk tales from Pernambuco, in order to contribute to the development of literary education skills in elementary school. Such research is of a qualitative nature and it is a suggestion of applicability from the rereading of the basic sequence of Cosson (2009). His study points to the importance of popular tales for the rescue of oral tradition literature and for the advancement of technology as a reason for the devaluation of the genre. In addition, its significant contribution to the formation of subjects in the classroom was also presented, highlighting its educational character and education as a political act. Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006) is presented as a theoretical framework, in addition to other authors who have relevant considerations for research. Finally, three important parameterizing documents were also consulted: National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), Curriculum of Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) and Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC WELLEN VIEIRA..pdf348,45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons