Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Maciel | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Wellen | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T18:34:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T18:34:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-04 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Wellen. Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51406 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre contos populares pernambucanos, a fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades ligadas à educação literária no ensino fundamental. Tal pesquisa é de natureza qualitativa e trata-se de uma sugestão de aplicabilidade a partir da releitura da sequência básica de Cosson (2009). Seu estudo aponta para a importância dos contos populares para o resgate da literatura de tradição oral e para o avanço da tecnologia como razão para a desvalorização do gênero. Ademais, também foi apresentada sua significativa contribuição para a formação do sujeito na sala de aula, dando destaque para o seu caráter educativo e para a educação enquanto ato político. Apresenta-se como arcabouço teórico Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006), além de outros autores que possuem considerações relevantes para pesquisa. Finalmente, também foram consultados três importantes documentos parametrizadores: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Currículo de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contos populares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Tradição oral | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática básica | pt_BR |
dc.title | Contos populares na sala de aula: explorando o imaginário da tradição oral pernambucana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4041059361915435 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to present a didactic proposal on folk tales from Pernambuco, in order to contribute to the development of literary education skills in elementary school. Such research is of a qualitative nature and it is a suggestion of applicability from the rereading of the basic sequence of Cosson (2009). His study points to the importance of popular tales for the rescue of oral tradition literature and for the advancement of technology as a reason for the devaluation of the genre. In addition, its significant contribution to the formation of subjects in the classroom was also presented, highlighting its educational character and education as a political act. Cascudo (2012), Cosson (2009), Candido (2006) is presented as a theoretical framework, in addition to other authors who have relevant considerations for research. Finally, three important parameterizing documents were also consulted: National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), Curriculum of Pernambuco (PERNAMBUCO, 2019) and Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC WELLEN VIEIRA..pdf | 348,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons