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Título : User Experience and Interface Design for Games // UXIG : metodologia para o design de interface de jogos digitais com requisitos de acessibilidade baseada na Design Thinking Canvas
Autor : COSTA, Daniel Leite
Palabras clave : Design; Metodologia Ágil; Jogos Digitais; Interface; Acessibilidade
Fecha de publicación : 25-may-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Daniel Leite. User Experience and Interface Design for Games // UXIG: metodologia para o design de interface de jogos digitais com requisitos de acessibilidade baseada na Design Thinking Canvas. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O propósito da presente pesquisa foi desenvolver uma instância de uma metodologia ágil de design de interfaces para jogos digitais que considere a acessibilidade como um requisito de projeto baseada na metodologia Design Thinking Canvas de Neves (2019). A proposta desta adaptação justifica-se ao se considerar as características particulares e contextuais do jogo digital enquanto artefato e interface, de modo que o método de design considere suas especificidades, e.g. ludicidade e motivação de uso, além da inexistência de metodologias ágeis específicas para o design de interfaces de jogos digitais que considerem a acessibilidade como um requisito de design. A hipótese é que a agilidade e a inclusão de requisitos de acessibilidade no design de interfaces para jogos digitais impactem positivamente na usabilidade da metodologia. A adaptação foi validada em um experimento comparativo entre a metodologia adaptada e uma metodologia de design de interfaces para jogos digitais já estabelecida na literatura, com dois grupos de 20 usuários cada, que utilizarão as metodologias em um projeto de design; as metodologias serão ministradas por meio de workshops gratuítos. Os usuários foram designers e alunos de graduação de cursos de Jogos Digitais de experiência intermediária na área. Como não há documentação para avaliação de uma metodologia de design de interfaces na literatura, pretende-se utilizar indicadores de usabilidade para avaliar a eficácia, a eficiência, a satisfação de uso, e também aspectos qualitativos, e.g. facilidade e organização, e o nível das soluções de acessibilidade propostas usando cada metodologia. O método de pesquisa adotado é misto, objetivando coletar dados qualitativos e quantitativos, sob uma perspectiva teórico-pragmática. A comparação e a triangulação entre os resultados obtidos em cada grupo permitiram aferir que a metodologia proposta é mais ágil e melhor avaliada pelos usuários, além de ter potencializado o design da acessibilidade.
Descripción : DANTAS, Ney de Brito, também é conhecido em citações bibliográficas por: DANTAS, Ney Brito.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51404
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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