Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51404
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DANTAS, Ney de Brito | - |
dc.contributor.author | COSTA, Daniel Leite | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T16:40:57Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T16:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Daniel Leite. User Experience and Interface Design for Games // UXIG: metodologia para o design de interface de jogos digitais com requisitos de acessibilidade baseada na Design Thinking Canvas. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51404 | - |
dc.description | DANTAS, Ney de Brito, também é conhecido em citações bibliográficas por: DANTAS, Ney Brito. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito da presente pesquisa foi desenvolver uma instância de uma metodologia ágil de design de interfaces para jogos digitais que considere a acessibilidade como um requisito de projeto baseada na metodologia Design Thinking Canvas de Neves (2019). A proposta desta adaptação justifica-se ao se considerar as características particulares e contextuais do jogo digital enquanto artefato e interface, de modo que o método de design considere suas especificidades, e.g. ludicidade e motivação de uso, além da inexistência de metodologias ágeis específicas para o design de interfaces de jogos digitais que considerem a acessibilidade como um requisito de design. A hipótese é que a agilidade e a inclusão de requisitos de acessibilidade no design de interfaces para jogos digitais impactem positivamente na usabilidade da metodologia. A adaptação foi validada em um experimento comparativo entre a metodologia adaptada e uma metodologia de design de interfaces para jogos digitais já estabelecida na literatura, com dois grupos de 20 usuários cada, que utilizarão as metodologias em um projeto de design; as metodologias serão ministradas por meio de workshops gratuítos. Os usuários foram designers e alunos de graduação de cursos de Jogos Digitais de experiência intermediária na área. Como não há documentação para avaliação de uma metodologia de design de interfaces na literatura, pretende-se utilizar indicadores de usabilidade para avaliar a eficácia, a eficiência, a satisfação de uso, e também aspectos qualitativos, e.g. facilidade e organização, e o nível das soluções de acessibilidade propostas usando cada metodologia. O método de pesquisa adotado é misto, objetivando coletar dados qualitativos e quantitativos, sob uma perspectiva teórico-pragmática. A comparação e a triangulação entre os resultados obtidos em cada grupo permitiram aferir que a metodologia proposta é mais ágil e melhor avaliada pelos usuários, além de ter potencializado o design da acessibilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ágil | pt_BR |
dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
dc.subject | Interface | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | User Experience and Interface Design for Games // UXIG : metodologia para o design de interface de jogos digitais com requisitos de acessibilidade baseada na Design Thinking Canvas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1801542196217476 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3943497493556232 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this research was to develop an agile methodology instance for interface design in digital games that considers accessibility as a design requirement based on Neves' (2019) Design Thinking Canvas methodology. The proposal for this adaptation is justified by considering the particular and contextual characteristics of the digital game as an artifact and interface, so that the design method considers its specificities, such as playfulness and motivation for use, as well as the absence of specific agile methodologies for the design of interfaces in digital games that consider accessibility as a design requirement. The hypothesis is that agility and the inclusion of accessibility requirements in interface design for digital games have a positive impact on the usability of the methodology. The adaptation was validated in a comparative experiment between the adapted methodology and an established interface design methodology for digital games in the literature, with two groups of 20 users each who will use the methodologies in a design project; the methodologies will be taught through free workshops. The users were designers and undergraduate students in Digital Games courses with intermediate experience in the area. Since there is no documentation for evaluating a methodology for interface design in the literature, usability indicators will be used to evaluate effectiveness, efficiency, user satisfaction, as well as qualitative aspects such as ease and organization, and the level of accessibility solutions proposed using each methodology. The research method adopted is mixed, aiming to collect qualitative and quantitative data, from a theoretical- pragmatic perspective. The comparison and triangulation between the results obtained in each group allowed us to ascertain that the proposed methodology is more agile and better evaluated by users, in addition to enhancing accessibility design. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Daniel Leite Costa.pdf | 14,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons