Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378
Comparte esta pagina
Título : | Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento |
Autor : | ARAÚJO, Nathalia Maria |
Palabras clave : | Português como Língua de Acolhimento; Material Didático; Refugiados |
Fecha de publicación : | 1-nov-2022 |
Citación : | Araújo, Nathalia Maria. Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Esta pesquisa buscou analisar um material didático de Português como Língua de Acolhimento quanto a sua abordagem, gramatical ou comunicativa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa, na modalidade de análise documental. A principal fonte de dados foi o livro didático de PLAc: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Os pressupostos teóricos que ancoraram a investigação foram os construtos de Abordagem de Almeida Filho (1997), González (2015) e Souza (2021). Foram contempladas, ainda, as discussões sobre o ensino de PLAc no Brasil, através de Lopez (2020), Diniz (2018) e Pedrassani et al (2021). Espera-se, com os resultados obtidos, que este material possa ser utilizado como auxílio pedagógico aos professores de PLAc na hora de seleção do MD adequado à sua abordagem, não descartando a ideia de, futuramente, ampliar o estudo para a análise da aplicação desse material em sala de aula. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathalia Maria Araújo.pdf | TCC Nathalia Maria Araújo | 2,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons