Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378

Comparte esta pagina

Título : Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento
Autor : ARAÚJO, Nathalia Maria
Palabras clave : Português como Língua de Acolhimento; Material Didático; Refugiados
Fecha de publicación : 1-nov-2022
Citación : Araújo, Nathalia Maria. Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa buscou analisar um material didático de Português como Língua de Acolhimento quanto a sua abordagem, gramatical ou comunicativa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa, na modalidade de análise documental. A principal fonte de dados foi o livro didático de PLAc: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Os pressupostos teóricos que ancoraram a investigação foram os construtos de Abordagem de Almeida Filho (1997), González (2015) e Souza (2021). Foram contempladas, ainda, as discussões sobre o ensino de PLAc no Brasil, através de Lopez (2020), Diniz (2018) e Pedrassani et al (2021). Espera-se, com os resultados obtidos, que este material possa ser utilizado como auxílio pedagógico aos professores de PLAc na hora de seleção do MD adequado à sua abordagem, não descartando a ideia de, futuramente, ampliar o estudo para a análise da aplicação desse material em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nathalia Maria Araújo.pdfTCC Nathalia Maria Araújo2,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons