Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378
Share on
Title: | Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento |
Authors: | ARAÚJO, Nathalia Maria |
Keywords: | Português como Língua de Acolhimento; Material Didático; Refugiados |
Issue Date: | 1-Nov-2022 |
Citation: | Araújo, Nathalia Maria. Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa buscou analisar um material didático de Português como Língua de Acolhimento quanto a sua abordagem, gramatical ou comunicativa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa, na modalidade de análise documental. A principal fonte de dados foi o livro didático de PLAc: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Os pressupostos teóricos que ancoraram a investigação foram os construtos de Abordagem de Almeida Filho (1997), González (2015) e Souza (2021). Foram contempladas, ainda, as discussões sobre o ensino de PLAc no Brasil, através de Lopez (2020), Diniz (2018) e Pedrassani et al (2021). Espera-se, com os resultados obtidos, que este material possa ser utilizado como auxílio pedagógico aos professores de PLAc na hora de seleção do MD adequado à sua abordagem, não descartando a ideia de, futuramente, ampliar o estudo para a análise da aplicação desse material em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathalia Maria Araújo.pdf | TCC Nathalia Maria Araújo | 2,47 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License