Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123
Comparte esta pagina
Título : | Investigando erros na resolução de questões algébricas no ensino médio. |
Autor : | SILVA, Nayara Maria da |
Palabras clave : | Matemática - Estudo e ensino; Álgebra - Estudo e ensino; Análise de erros; ENEM; FUVEST |
Fecha de publicación : | 12-may-2023 |
Citación : | SILVA. Nayara Maria da. Investigando erros na resolução de questões algébricas no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Matemática – Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A ocorrência efetiva do processo de ensino e aprendizagem da Álgebra configura-se como um enorme problema no cenário educacional. Um elevado número de pesquisadores do segmento ressalta diversos fatores que permanecem contribuindo para o declínio progressivo dos resultados obtidos pelos discentes no campo supracitado. Portanto, este trabalho objetivou investigar os erros apresentados na resolução de questões algébricas por uma turma de estudantes pertencentes ao 3° ano do Ensino Médio. Aspirando cumprir os objetivos definidos preliminarmente, aplicamos um teste com oito questões direcionadas ao campo algébrico, sendo estas extraídas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), selecionadas de acordo com as quatro concepções de Álgebra definidas por Usiskin (1995), obtendo a colaboração de 26 participantes. Os erros apresentados pelos estudantes foram classificados em consonância ao modelo de categorização de erros proposto por Radatz (1979), firmando-se como uma estratégia capaz de modificar e resultar em alterações nas práticas pedagógicas pautadas no obsoleto ensino tradicional, contribuindo para a quebra dos paradigmas unicamente negativos atribuídos ao erro no processo de ensino e aprendizagem. Constatamos inúmeras dificuldades presentes ao decorrer das resoluções desenvolvidas no instrumento de coleta de dados empregado, tornando possível a identificação das principais defasagens manifestadas pelos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nayara Maria da Silva.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons