Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123

Compartilhe esta página

Título: Investigando erros na resolução de questões algébricas no ensino médio.
Autor(es): SILVA, Nayara Maria da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra - Estudo e ensino; Análise de erros; ENEM; FUVEST
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: SILVA. Nayara Maria da. Investigando erros na resolução de questões algébricas no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Matemática – Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A ocorrência efetiva do processo de ensino e aprendizagem da Álgebra configura-se como um enorme problema no cenário educacional. Um elevado número de pesquisadores do segmento ressalta diversos fatores que permanecem contribuindo para o declínio progressivo dos resultados obtidos pelos discentes no campo supracitado. Portanto, este trabalho objetivou investigar os erros apresentados na resolução de questões algébricas por uma turma de estudantes pertencentes ao 3° ano do Ensino Médio. Aspirando cumprir os objetivos definidos preliminarmente, aplicamos um teste com oito questões direcionadas ao campo algébrico, sendo estas extraídas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), selecionadas de acordo com as quatro concepções de Álgebra definidas por Usiskin (1995), obtendo a colaboração de 26 participantes. Os erros apresentados pelos estudantes foram classificados em consonância ao modelo de categorização de erros proposto por Radatz (1979), firmando-se como uma estratégia capaz de modificar e resultar em alterações nas práticas pedagógicas pautadas no obsoleto ensino tradicional, contribuindo para a quebra dos paradigmas unicamente negativos atribuídos ao erro no processo de ensino e aprendizagem. Constatamos inúmeras dificuldades presentes ao decorrer das resoluções desenvolvidas no instrumento de coleta de dados empregado, tornando possível a identificação das principais defasagens manifestadas pelos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nayara Maria da Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons