Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Nayara Maria da-
dc.date.accessioned2023-06-16T18:39:06Z-
dc.date.available2023-06-16T18:39:06Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationSILVA. Nayara Maria da. Investigando erros na resolução de questões algébricas no Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Matemática – Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51123-
dc.description.abstractA ocorrência efetiva do processo de ensino e aprendizagem da Álgebra configura-se como um enorme problema no cenário educacional. Um elevado número de pesquisadores do segmento ressalta diversos fatores que permanecem contribuindo para o declínio progressivo dos resultados obtidos pelos discentes no campo supracitado. Portanto, este trabalho objetivou investigar os erros apresentados na resolução de questões algébricas por uma turma de estudantes pertencentes ao 3° ano do Ensino Médio. Aspirando cumprir os objetivos definidos preliminarmente, aplicamos um teste com oito questões direcionadas ao campo algébrico, sendo estas extraídas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), selecionadas de acordo com as quatro concepções de Álgebra definidas por Usiskin (1995), obtendo a colaboração de 26 participantes. Os erros apresentados pelos estudantes foram classificados em consonância ao modelo de categorização de erros proposto por Radatz (1979), firmando-se como uma estratégia capaz de modificar e resultar em alterações nas práticas pedagógicas pautadas no obsoleto ensino tradicional, contribuindo para a quebra dos paradigmas unicamente negativos atribuídos ao erro no processo de ensino e aprendizagem. Constatamos inúmeras dificuldades presentes ao decorrer das resoluções desenvolvidas no instrumento de coleta de dados empregado, tornando possível a identificação das principais defasagens manifestadas pelos estudantes.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectFUVESTpt_BR
dc.titleInvestigando erros na resolução de questões algébricas no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4944211089150736pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe effective occurrence of the Algebra teaching and learning process is a huge problem in the educational scenario. A large number of researchers in the segment highlight several factors that continue to contribute to the progressive decline of the results obtained by students in the aforementioned field. Therefore, this paper aimed to investigate the errors presented in solving algebraic questions by a class of students belonging to the 3rd year of high school. Aiming to accomplish the preliminary objectives, we applied a test with eight questions about algebraic field, extracted from the National High School Exam (ENEM) and from the University Foundation for Vestibular (FUVEST), selected according to the four conceptions of Algebra defined by Usiskin (1995), obtaining the cooperation of 26 participants. The errors presented by the students were classified according to the error categorization model proposed by Radatz (1979), establishing itself as a strategy capable of modifying and resulting in changes in pedagogical practices based on obsolete traditional teaching, contributing to break the only negative paradigms attributed to the error in the teaching and learning process. We found numerous difficulties present during the resolutions developed in the data collection instrument used, making it possible to identify the main gaps manifested by students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Nayara Maria da Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons