Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51080

Compartilhe esta página

Title: Desempenho cognitivo de escolares e sua relação com sonolência, cronotipo, atividade física e comportamento sedentário
Authors: MACIEL, Susanne de Moura Borba
Keywords: sonolência; cronotipo; exercício físico; sedentarismo; cognição
Issue Date: 2-May-2023
Citation: MACIEL, Susanne de Moura Borba. Desempenho cognitivo de escolares e sua relação com sonolência, cronotipo, atividade física e comportamento sedentário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: As características individuais atreladas ao sono e a disposição de cada indivíduo estão diretamente ligadas ao seu cronotipo, o qual é capaz de mensurar, através de questionários, qual o período do dia (manhã-matutino, tarde-indiferente ou noite-vespertino) que aquele indivíduo possui maior disposição. Quando essa característica está relacionada ao sedentarismo, é perceptível a sua influência no nível de atividade física identificado. Objetivo: Analisar a relação entre o sono e sedentarismo no desempenho cognitivo dos escolares do ensino fundamental anos finais e ensino médio. Métodos: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal. Foi composto por um total de 30 indivíduos, constituído por uma população de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos. Os instrumentos utilizados para essa pesquisa foram o Epworth Sleepiness Scale - ESS (sonolência), Morningness-Eveningness Questionnaire - MEQ (cronotipo), Questionário Internacional de Atividade Física; Versão Curta - IPAQ e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A análise estatística foi realizada através do software Prism 5.0. Resultados: O perfil dos voluntários foi caracterizado por estudantes de ambos os sexos. No quesito cronotipo, apresentou uma prevalência no perfil indiferente, seguido do perfil matutino moderado, um menor quantitativo de vespertino moderado e minimamente indivíduos com o cronotipo matutino extremo. Quanto à qualidade de sono, a maior parte dos voluntários apresentaram um perfil de sonolência. Além disso, o resultado do teste cognitivo (MEEM) foi visto que boa parte dos estudantes possuem uma cognição normal, no entanto, alguns apresentam um declínio, o qual foi analisado juntamente com todas as outras variáveis apresentadas anteriormente. Conclusão: Foi observado associação entre o cronotipo e desenvolvimento cognitivo. Já comportamento sedentário e nível de atividade física não apresentou relação no desempenho cognitivo e sonolência dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51080
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC%20-%20SUSANNE%20DE%20MOURA%20BORBA%20MACIEL.pdf.pdf728,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons