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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51080

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Alessandro Spencer de Souza-
dc.contributor.authorMACIEL, Susanne de Moura Borba-
dc.date.accessioned2023-06-15T15:35:58Z-
dc.date.available2023-06-15T15:35:58Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-05-02-
dc.identifier.citationMACIEL, Susanne de Moura Borba. Desempenho cognitivo de escolares e sua relação com sonolência, cronotipo, atividade física e comportamento sedentário. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51080-
dc.description.abstractIntrodução: As características individuais atreladas ao sono e a disposição de cada indivíduo estão diretamente ligadas ao seu cronotipo, o qual é capaz de mensurar, através de questionários, qual o período do dia (manhã-matutino, tarde-indiferente ou noite-vespertino) que aquele indivíduo possui maior disposição. Quando essa característica está relacionada ao sedentarismo, é perceptível a sua influência no nível de atividade física identificado. Objetivo: Analisar a relação entre o sono e sedentarismo no desempenho cognitivo dos escolares do ensino fundamental anos finais e ensino médio. Métodos: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal. Foi composto por um total de 30 indivíduos, constituído por uma população de ambos os sexos, com idade entre 11 e 17 anos. Os instrumentos utilizados para essa pesquisa foram o Epworth Sleepiness Scale - ESS (sonolência), Morningness-Eveningness Questionnaire - MEQ (cronotipo), Questionário Internacional de Atividade Física; Versão Curta - IPAQ e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). A análise estatística foi realizada através do software Prism 5.0. Resultados: O perfil dos voluntários foi caracterizado por estudantes de ambos os sexos. No quesito cronotipo, apresentou uma prevalência no perfil indiferente, seguido do perfil matutino moderado, um menor quantitativo de vespertino moderado e minimamente indivíduos com o cronotipo matutino extremo. Quanto à qualidade de sono, a maior parte dos voluntários apresentaram um perfil de sonolência. Além disso, o resultado do teste cognitivo (MEEM) foi visto que boa parte dos estudantes possuem uma cognição normal, no entanto, alguns apresentam um declínio, o qual foi analisado juntamente com todas as outras variáveis apresentadas anteriormente. Conclusão: Foi observado associação entre o cronotipo e desenvolvimento cognitivo. Já comportamento sedentário e nível de atividade física não apresentou relação no desempenho cognitivo e sonolência dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectsonolênciapt_BR
dc.subjectcronotipopt_BR
dc.subjectexercício físicopt_BR
dc.subjectsedentarismopt_BR
dc.subjectcogniçãopt_BR
dc.titleDesempenho cognitivo de escolares e sua relação com sonolência, cronotipo, atividade física e comportamento sedentáriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8120634101538552pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8640951441643241pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The individual characteristics associated with sleep and the disposition of each individual are directly linked to their chronotype, which can be measured through questionnaires to determine the period of the day (morning-matutinal, afternoon-indifferent, or evening-vespertine) when the individual has the highest disposition. When this characteristic is related to sedentary behavior, its influence on the identified level of physical activity is noticeable. Objective: To analyze the relationship between sleep, sedentary behavior, and cognitive performance among students in the final years of elementary school and high school. Methods: This was a cross-sectional observational study comprising a total of 30 individuals, including both sexes, aged between 11 and 17 years. The instruments used for this research were the Epworth Sleepiness Scale (ESS) for measuring sleepiness, the Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ) for assessing chronotype, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) Short Version for evaluating physical activity, and the Mini-Mental State Examination (MMSE) for cognitive assessment. Statistical analysis was performed using Prism 5.0 software. Results: The profile of the volunteers consisted of students of both sexes. Regarding chronotype, the indifferent profile showed the highest prevalence, followed by the moderate morning profile, with a smaller number of individuals having a moderate evening profile, and very few individuals with an extreme morning chronotype. As for sleep quality, the majority of the volunteers exhibited a profile of sleepiness. Additionally, the results of the cognitive test (MMSE) indicated that most students have normal cognition, although some show a decline, which was analyzed together with all the other variables previously presented. Conclusion: An association was observed between chronotype and cognitive development. However, sedentary behavior and level of physical activity showed no relationship with cognitive performance and sleepiness among the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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