Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049

Comparte esta pagina

Título : Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental
Autor : SILVA, Maria Janiete Da
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Prática docente; Práticas avaliativas
Fecha de publicación : 19-may-2022
Citación : SILVA,Maria Janiete Da. Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental.2023. Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022.
Resumen : Este estudo apresenta algumas considerações acerca das práticas avaliativas no Ensino Fundamental, a partir daa visão dos professores e da participação dos estudantes no processo avaliativo. Tomamos como objetivo compreender como o professor utiliza seus métodos de ensino para desenvolver suas práticas avaliativas em sala de aula, além de identificar a partir da visão dos professores quais concepções consideram mais adequadas para avaliar os alunos e analisar como a avaliação é percebida na sala de aula. Para discussão da temática, utilizamos para a perspectiva da avaliação formativa autores como Perrenoud (1992), para prática avaliativa Melchior (1994) e Luckesi (1999), entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com base na análise de conteúdo segundo Vala (1986), tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on-line, aplicado com professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. Como resultado percebemos que as metodologias de ensino das professoras apresentam diferentes sentidos sobre as práticas avaliativas, entrecruzando-se enquanto classificatória bem como formativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
doc janiete.pdf203,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons