Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde De | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Janiete Da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T13:42:34Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T13:42:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA,Maria Janiete Da. Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental.2023. Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049 | - |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta algumas considerações acerca das práticas avaliativas no Ensino Fundamental, a partir daa visão dos professores e da participação dos estudantes no processo avaliativo. Tomamos como objetivo compreender como o professor utiliza seus métodos de ensino para desenvolver suas práticas avaliativas em sala de aula, além de identificar a partir da visão dos professores quais concepções consideram mais adequadas para avaliar os alunos e analisar como a avaliação é percebida na sala de aula. Para discussão da temática, utilizamos para a perspectiva da avaliação formativa autores como Perrenoud (1992), para prática avaliativa Melchior (1994) e Luckesi (1999), entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com base na análise de conteúdo segundo Vala (1986), tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on-line, aplicado com professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. Como resultado percebemos que as metodologias de ensino das professoras apresentam diferentes sentidos sobre as práticas avaliativas, entrecruzando-se enquanto classificatória bem como formativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.title | Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents some considerations about assessment practices in Elementary School, based on the teachers' perceptions and the students' participation in the assessment process. We aim to understand how teachers use their teaching methods to develop their assessment practices in the classroom, in addition to identifying from the teachers' perception which conceptions they consider most appropriate to assess students and analyze how assessment isperceived in the classroom. class. For the discussion of the theme, authors such as Perrenoud (1992), Melchior (1994) and Luckesi (1999), among others, were used for the formative assessment perspective. The research methodology is qualitative in nature, based on content analysis according to Vala (1986), having as adatacollection instrument the online questionnaire, applied to teachers in the early years of Elementary School in the city of Caruaru-PE. As a result, we noticed that the teachers' teaching methods have different meanings about the evaluative practices, intertwining as a classificatory as well as a formative one. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
doc janiete.pdf | 203,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons