Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde De-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Janiete Da-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:42:34Z-
dc.date.available2023-06-14T13:42:34Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2023-06-13-
dc.identifier.citationSILVA,Maria Janiete Da. Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental.2023. Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049-
dc.description.abstractEste estudo apresenta algumas considerações acerca das práticas avaliativas no Ensino Fundamental, a partir daa visão dos professores e da participação dos estudantes no processo avaliativo. Tomamos como objetivo compreender como o professor utiliza seus métodos de ensino para desenvolver suas práticas avaliativas em sala de aula, além de identificar a partir da visão dos professores quais concepções consideram mais adequadas para avaliar os alunos e analisar como a avaliação é percebida na sala de aula. Para discussão da temática, utilizamos para a perspectiva da avaliação formativa autores como Perrenoud (1992), para prática avaliativa Melchior (1994) e Luckesi (1999), entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com base na análise de conteúdo segundo Vala (1986), tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on-line, aplicado com professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. Como resultado percebemos que as metodologias de ensino das professoras apresentam diferentes sentidos sobre as práticas avaliativas, entrecruzando-se enquanto classificatória bem como formativa.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.titleUm olhar para as práticas docentes no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents some considerations about assessment practices in Elementary School, based on the teachers' perceptions and the students' participation in the assessment process. We aim to understand how teachers use their teaching methods to develop their assessment practices in the classroom, in addition to identifying from the teachers' perception which conceptions they consider most appropriate to assess students and analyze how assessment isperceived in the classroom. class. For the discussion of the theme, authors such as Perrenoud (1992), Melchior (1994) and Luckesi (1999), among others, were used for the formative assessment perspective. The research methodology is qualitative in nature, based on content analysis according to Vala (1986), having as adatacollection instrument the online questionnaire, applied to teachers in the early years of Elementary School in the city of Caruaru-PE. As a result, we noticed that the teachers' teaching methods have different meanings about the evaluative practices, intertwining as a classificatory as well as a formative one.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
doc janiete.pdf203,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons