Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049
Compartilhe esta página
Título: | Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental |
Autor(es): | SILVA, Maria Janiete Da |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem; Prática docente; Práticas avaliativas |
Data do documento: | 19-Mai-2022 |
Citação: | SILVA,Maria Janiete Da. Um olhar para as práticas docentes no ensino fundamental.2023. Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022. |
Abstract: | Este estudo apresenta algumas considerações acerca das práticas avaliativas no Ensino Fundamental, a partir daa visão dos professores e da participação dos estudantes no processo avaliativo. Tomamos como objetivo compreender como o professor utiliza seus métodos de ensino para desenvolver suas práticas avaliativas em sala de aula, além de identificar a partir da visão dos professores quais concepções consideram mais adequadas para avaliar os alunos e analisar como a avaliação é percebida na sala de aula. Para discussão da temática, utilizamos para a perspectiva da avaliação formativa autores como Perrenoud (1992), para prática avaliativa Melchior (1994) e Luckesi (1999), entre outros. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com base na análise de conteúdo segundo Vala (1986), tendo como instrumento de coleta de dados o questionário on-line, aplicado com professoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Caruaru-PE. Como resultado percebemos que as metodologias de ensino das professoras apresentam diferentes sentidos sobre as práticas avaliativas, entrecruzando-se enquanto classificatória bem como formativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51049 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
doc janiete.pdf | 203,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons