Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754
Share on
Title: | A construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literatura |
Authors: | SANTOS, Nivea Rafaela Amando dos |
Keywords: | educação física escolar; autonomia; desenvolvimento critico |
Issue Date: | 4-May-2023 |
Citation: | SANTOS, Nivea Rafaela Amando dos. A construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A escola é um ambiente favorável ara inserção das práticas que possui em sua fundamentação uma formação critica e autônoma dos alunos. O presente estudo teve como objetivo identificar dentro da literatura o processo da construção das aulas de educação física de maneira que desenvolva a criticidade e autonomia dos alunos. Para essa pesquisa foi optada a metodologia revisão narrativa da literatura e foram selecionados cinco artigos relacionados à temática, a pesquisa utilizou como bases de dados as plataformas Google Acadêmico, SCIELO e livro em um recorde no período de cinco anos, de 2019 a 2023. Os estudos analisados apontam para uma mudança na maneira de condução das aulas de Educação Física, uma vez que incialmente as aulas eram direcionadas ao movimento tecnicista e o movimento pelo movimento, hoje, observa-se, que a estruturação escolar da Educação Física busca uma construção critica e reflexiva do aluno, permitindo que o mesmo alcance o conhecimento de maneira autônoma. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS_2023_2022.2..pdf | 271 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License