Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.contributor.authorSANTOS, Nivea Rafaela Amando dos-
dc.date.accessioned2023-05-31T17:19:14Z-
dc.date.available2023-05-31T17:19:14Z-
dc.date.issued2023-05-04-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Nivea Rafaela Amando dos. A construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50754-
dc.description.abstractA escola é um ambiente favorável ara inserção das práticas que possui em sua fundamentação uma formação critica e autônoma dos alunos. O presente estudo teve como objetivo identificar dentro da literatura o processo da construção das aulas de educação física de maneira que desenvolva a criticidade e autonomia dos alunos. Para essa pesquisa foi optada a metodologia revisão narrativa da literatura e foram selecionados cinco artigos relacionados à temática, a pesquisa utilizou como bases de dados as plataformas Google Acadêmico, SCIELO e livro em um recorde no período de cinco anos, de 2019 a 2023. Os estudos analisados apontam para uma mudança na maneira de condução das aulas de Educação Física, uma vez que incialmente as aulas eram direcionadas ao movimento tecnicista e o movimento pelo movimento, hoje, observa-se, que a estruturação escolar da Educação Física busca uma construção critica e reflexiva do aluno, permitindo que o mesmo alcance o conhecimento de maneira autônoma.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectautonomiapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento criticopt_BR
dc.titleA construção da educação física escolar e a relação com o processo de ensino para o desenvolvimento autônomo e crítico dos alunos: uma revisão narrativa da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
dc.description.abstractxThe school is a favorable environment to insert practices that have as core values the critical and autonomous formation of the students. The current study aimed to identify, within the literature, the construction process of physical education classes in a way that develops students’ criticality and autonomy. For this research, the review of the narrative methodology of the literature was decided to be used, and five articles related to the theme were selected. The analysis utilized database platforms such as Google Scholar, SCIELO and books, in a record in the period of five years, from 2019 to 2023. The research analyzed lead to a change in the way of conducting Physical Education classes, since initially the classes were directed to the technicist movement and the movement for itself. Nowadays, it is observed that the school structure of Physical Education seeks a critical and reflective construction of the student, allowing them to reach autonomously knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS_2023_2022.2..pdf271 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons