Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50706
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Aldieny Jussara dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T11:35:25Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T11:35:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aldieny. O CAMINHO DO SABER: Sinalização da Escola Municipal Enedina Maria de Lima como proposta de identidade para as escolas do Município de Riacho das Almas - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50706 | - |
dc.description | Arquivo trocado em 18/12/2023 conforme solicitação do autor e autorização via processo. | - |
dc.description.abstract | A sinalização é uma área do design gráfico que tem como objetivo facilitar a compreensão de mensagens importantes e garantir a segurança das pessoas em diversos contextos, como no trânsito, espaços públicos, ambientes de trabalho entre outros. Neste trabalho foi realizado um projeto de sinalização para a Escola Municipal Maria Enedina de Lima, situada na zona rural da cidade de Riacho das Almas - PE. Apresenta uma metodologia fundamentada e proposta por Silva (2010) composta pela junção das metodologias de design sugeridas por Velho (2007) e Löbach (1995) em que o roteiro mostrou o passo-a-passo seguido até o resultado final que pode ser aplicado e estendido a todas as escolas municipais da cidade visando proporcionar ao público uma melhor comunicação com o ambiente escolar. Além disso, o trabalho também aborda a importância da sinalização para a acessibilidade de pessoas com deficiência e apresenta diretrizes para uma intervenção de sinalização inclusiva para o local. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Sinalização | pt_BR |
dc.subject | Sinalização escolar | pt_BR |
dc.title | O caminho do saber: sinalização da Escola Municipal Enedina Maria de Lima como proposta de identidade para as escolas do município de Riacho das Almas - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5420793313434161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Signage is an area of graphic design that aims to facilitate the understanding of important messages and ensure the safety of people in various contexts, such as in traffic, public spaces, workplaces, among others. In this project, a signage project was carried out for the Maria Enedina de Lima Municipal School, located in the rural area of the city of Riacho das Almas - PE. It presents a methodology based on and proposed by Silva (2010) composed by the combination of design methodologies suggested by Velho (2007) and Löbach (1995), the script showed the step-by-step process followed to the final result that can be applied and extended to all municipal schools in the city aiming to provide the public with better communication with the school environment. In addition, the work also addresses the importance of signage for accessibility for people with disabilities and presents guidelines for an inclusive signage intervention for the location. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aldieny Jussara dos Santos.pdf | 14,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons