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Título : Trajetórias escolares de estudantes homossexuais em escolas de referência do ensino médio (EREMs) de Caruaru/PE
Autor : SILVA, Luiz Felipe de Oliveira
Palabras clave : Homossexuais - Estudantes; Desempenho escolar; Estratégias de aprendizagem; Minorias sexuais
Fecha de publicación : 2-mar-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Luiz Felipe de Oliveira. Trajetórias escolares de estudantes homossexuais em escolas de referência do ensino médio (EREMs) de Caruaru/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : As práticas discursivas que atestam as concepções sobre a sexualidade são fortemente sustentadas por um sistema binário cisheteronormativo que subalterniza corpos. Nesse sentido, essa dissertação aborda a constituição das trajetórias escolares de pessoas que se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBTQIA+, evidenciando os elementos sociais perpassados até o fim do ciclo no ensino médio. Nessa direção, como objetivo geral, buscamos compreender, a partir do contexto da diversidade sexual, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas por estudantes homossexuais em suas trajetórias escolares em Escolas de Referência do Ensino Médio (EREMs) de Caruaru/PE. Com efeito, utilizamos como referencial teórico os ideais de Bourdieu (1970, 1982, 1987, 1989, 1983, 1992, 1994, 1998, 2001, 2003) e Lahire (1997, 2001, 2002, 2004, 2014) no que tange a uma reflexão que vai do habitus de classe aos patrimônios individuais de disposições e uma discussão, a partir das questões de gênero e sexualidade, utilizando autores como Foucault (2002, 1988), Louro, Butler (2003, 2014) e Scott (1995) de uma escola que funciona como uma importante instituição social que é produtora e reprodutora de cultura. Como percurso metodológico, além da análise documental, nos apoiamos nos retratos sociológicos e nas entrevistas narrativas. Constatamos que, atuando como um dispositivo de poder e controle, a sexualidade foi uma variável de impacto nas trajetórias desses estudantes e, além disso, através de discursos e/ou práticas, a família e escola tiveram significativa relevância em seus percursos escolares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50618
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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