Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50618

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Luiz Felipe de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-29T14:19:57Z-
dc.date.available2023-05-29T14:19:57Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Felipe de Oliveira. Trajetórias escolares de estudantes homossexuais em escolas de referência do ensino médio (EREMs) de Caruaru/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50618-
dc.description.abstractAs práticas discursivas que atestam as concepções sobre a sexualidade são fortemente sustentadas por um sistema binário cisheteronormativo que subalterniza corpos. Nesse sentido, essa dissertação aborda a constituição das trajetórias escolares de pessoas que se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBTQIA+, evidenciando os elementos sociais perpassados até o fim do ciclo no ensino médio. Nessa direção, como objetivo geral, buscamos compreender, a partir do contexto da diversidade sexual, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas por estudantes homossexuais em suas trajetórias escolares em Escolas de Referência do Ensino Médio (EREMs) de Caruaru/PE. Com efeito, utilizamos como referencial teórico os ideais de Bourdieu (1970, 1982, 1987, 1989, 1983, 1992, 1994, 1998, 2001, 2003) e Lahire (1997, 2001, 2002, 2004, 2014) no que tange a uma reflexão que vai do habitus de classe aos patrimônios individuais de disposições e uma discussão, a partir das questões de gênero e sexualidade, utilizando autores como Foucault (2002, 1988), Louro, Butler (2003, 2014) e Scott (1995) de uma escola que funciona como uma importante instituição social que é produtora e reprodutora de cultura. Como percurso metodológico, além da análise documental, nos apoiamos nos retratos sociológicos e nas entrevistas narrativas. Constatamos que, atuando como um dispositivo de poder e controle, a sexualidade foi uma variável de impacto nas trajetórias desses estudantes e, além disso, através de discursos e/ou práticas, a família e escola tiveram significativa relevância em seus percursos escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHomossexuais - Estudantespt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMinorias sexuaispt_BR
dc.titleTrajetórias escolares de estudantes homossexuais em escolas de referência do ensino médio (EREMs) de Caruaru/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0210053690395227pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe discursive practices that attest to the conceptions about sexuality are strongly supported by a cisheteronormative binary system that subordinates bodies. In this sense, this dissertation addresses the constitution of the school trajectories of people who declare themselves to belong to the LGBTQIA+ community, highlighting the social elements permeated until the end of the high school cycle. In this direction, as a general objective, we seek to understand, from the context of sexual diversity, the challenges faced and the strategies used by homosexual students in their school trajectories in the Escolas de Referência do Ensino Médio (EREMs) in Caruaru/PE. Indeed, we use as a theoretical reference the ideals of Bourdieu (1970, 1982, 1987, 1989, 1983, 1992, 1994, 1998, 2001, 2003) and Lahire (1997, 2001, 2002, 2004, 2014) regarding a reflection that goes from class habitus to individual assets of provisions and a discussion, based on gender and sexuality issues, using authors such as Foucault (2002, 1988), Louro, Butler (2003, 2014) and Scott (1995) in a school that works as an important social institution that is a producer and producer of culture. As a methodological path, in addition to document analysis, we rely on sociological portraits and interviews in the narratives. We found that, as a device of power and control, sexuality was an impact variable in the trajectories of these students and, in addition, through discourses and/or practices, the family and the school had a significant conversion in their school trajectories.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Felipe de Oliveira Silva.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons