Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427
Comparte esta pagina
Título : | Desafios e possibilidades do trabalho com projetos didáticos no ensino de língua portuguesa e na formação inicial do professor de português |
Autor : | SILVA, Poliana Soares da |
Palabras clave : | Ensino de língua portuguesa; Projeto didático; Formação docente |
Fecha de publicación : | 9-mar-2023 |
Resumen : | Neste artigo, analisamos e discutimos os dados de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar como é realizado o trabalho com projetos didáticos na formação inicial do professor de português e, por meio disso, averiguar suas contribuições para o ensino de língua portuguesa e para a formação docente e compreender os desafios que impedem a pedagogia de projetos de ser utilizada com frequência no meio escolar. O estudo, de caráter qualitativo-interpretativo, foi executado através da análise documental de relatórios de estágio de regência de turma e de uma entrevista semiestruturada com recém-egressos do curso de licenciatura em Letras-Português da UFPE. Os resultados apontaram que tal estratégia de ensino colabora para a efetivação de um ensino interacionista de língua e para a formação de professores crítico-reflexivos, que se reafirmam enquanto agentes de transformação social, além de indicar que a efetivação do trabalho com projetos didáticos está ligada às condições de trabalho e à identidade dos próprios professores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50427 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Poliana Soares da Silva.docx.pdf | 306,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons